Receita Federal e IFSULDEMINAS inauguram NAF em Machado

O NAF tem o objetivo de oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para a pessoas físicas de baixa renda, microempresas, microempreendedores individuais e para entidades sem fins lucrativos.

No dia 8 de agosto de 2023, a Receita Federal e o IFSULDEMINAS Campus Machado inauguram o Núcleo de Apoio Fiscal – NAF. A inauguração acontece no Auditório Antônio Carlos Estanislau do IFSULDEMINAS – Campus Machado (Rodovia Machado – Paraguaçu, km 03) às 9 horas da manhã.

Publicidade

O Núcleo de Apoio Fiscal – NAF – é uma parceria da Receita Federal com as Instituições de Ensino Superior que tem o objetivo de oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para a pessoas físicas de baixa renda, para microempresas, microempreendedores individuais e para entidades sem fins lucrativos.

Estarão presentes na cerimônia de inauguração Delegado, auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa; o Chefe da agência da Receita Federal em Alfenas, analista tributário Evaldo Macedo, o Chefe da agência da Receita Federal em Itajubá, analista-tributário Sergio Antônio da Silva; o Reitor Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, Professor Carlos Henrique Rodrigues Reinato, a diretora geral do Campus Machado Professora Aline Manke Nachtigall.

O delegado da Receita Federal Eduardo Antônio Costa ressalta a importância na inauguração do NAF “O Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a RF e o IFSULDEMINAS em Machado vai propiciar aos alunos e professores o acesso a uma qualificação profissional diferenciada, através de treinamentos presenciais e à distância, ofertados pelos instrutores da própria Receita e, também, de órgãos parceiros do projeto. Assim, os alunos poderão realizar atendimentos à população carente e ao microempreendedor individual (MEI), visando colocar em prática, em prol da sociedade, o conhecimento adquirido. Reforçamos que o principal objetivo do NAF é contribuir para a melhor formação do acadêmico e prover a comunidade um atendimento na área tributária, fiscal e, também, no comércio internacional, no caso específico do Microempreendedor Individual (MEI). Por isso, é necessário alinhar teoria e prática na formação profissional, buscando sempre capacitar este estudante para o mercado de trabalho”.

O NAF do IFSULDEMINAS em Machado funcionará no Prédio da Coordenação Geral de Pesquisa do Campus Machado. Para apoio e prestação de serviços, entrar em contato pelo e-mail: [email protected].

Sobre o NAF

Publicidade

Com o Núcleo de Apoio Fiscal, por meio da cooperação mútua, os futuros profissionais contábeis são qualificados e os contribuintes hipossuficientes têm acesso aos serviços fiscais. Além de desenvolver a moral tributária e a cidadania.

O IFSULDEMINAS Campus Machado oferece um espaço em suas instalações onde os alunos capacitados em cursos ministrados pela Receita Federal, prestam atendimento à sociedade. A proposta do projeto é levar cidadania às comunidades e treinamento diferenciado aos estudantes, valorizando o conhecimento fiscal por meio da prática.