Romeiros de Varginha chegam á pé em Aparecida nesta quarta-feira

Cerca de 500 romeiros partiram de Varginha no dia 11/04 rumo ao Santuário de Aparecida (SP). A chegada dos romeiros em Aparecida está prevista para às 7 hs da manhã de quarta-feira.

A peregrinação rumo à Aparecida tem duração de 7 dias e a maior parte do caminho é por estrada de terra. São 260 quilômetros em média com muita oração, penitências e promessas a cumprir. A cada dia os romeiros são recebidos nas cidades pelo caminho, sempre com muita alegria e colaboração em todos os locais por onde passam.

O caminho

Durante o percurso os romeiros vão se dividindo em grupos pequenos, alguns andam mais rápidos e outros mais devagar.

O caminho é muito bonito com paisagens perfeitas, passa pelo Circuito das Águas e por muitos pontos da Estrada Real.

Os romeiros partem para Cambuquira no primeiro dia, depois seguem por Olímpio Noronha, Piquete, Guaratinguetá até chegarem em Aparecida. Alguns pontos do trajeto já são bem conhecidos dos romeiros mais antigos como o Trio do Burro, Morro da Paciência e Serra de Piquete.

São mais de quinhentos romeiros, eles contam com uma equipe que de apoio com enfermeiro, bombeiro e médico, caso haja alguma emergência pelo caminho. É preciso preparo físico, força de vontade e o ingrediente mais importante: a fé.

A Romaria para muitos serve como um retiro a solidão, em seu próprio silêncio e na alegria compartilhada com os companheiros ao longo do caminho. Uma forma de penitência na Semana Santa.

Na última noite os romeiros já se encontram em Guaratinguetá e a tradicional Missa de Lava-pés é um dos momentos mais emocionante do caminho.

Foto de Élcio um dos Romeiros

A chegada

A chegada dos romeiros acontece por volta das 7 hs em Aparecida, eles são recebidos no Santuário com muitas palmas da população e dos familiares que vão ao seu encontro. Um momento emocionante e inesquecível para todos.

A Romaria do Zuca já é uma tradição e tem mais de 60 anos. O Sr. Zuca sempre contava que começou a caminhada sozinho com seu cachorro e que com o passar dos anos os companheiros foram se juntando a ele. Hoje são mais de 500 romeiros que fazem parte da Romaria do Zuca. Que essa tradição nunca se acabe!

Seu Zuca (como era conhecido) fundador da Romaria.

Veja mais em Notícias 

Deixe seu Comentário e Compartilhe!

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome