Saiba como pedir pausa no financiamento habitacional e de veículos

caixa
Foto: divulgação

Os principais bancos no país oferecem a flexibilidade durante o período de pandemia do coronavírus.

Quem tem financiamento habitacional ou de veículos pode pedir pausa nos pagamentos durante o período de pandemia do coronavírus. A possibilidade de flexibilizar prazo de pagamento de dívidas foi autorizada em meados de março, pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Os bancos devem oferecer a opção de suspender as prestações de financiamento de imóveis e veículos por 60 ou 90 dias, além da negociação de outras dívidas.

De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) as taxas de juros deverão ser mantidas, sem a cobrança de multa. As parcelas suspensas serão pagas no fim da prestação normal. Os pedidos podem ser realizados pelos canais eletrônicos, como internet banking e a central de atendimento telefônica.

Veja como solicitar as pausas nos principais bancos do país:

Caixa Econômica Federal

Na Caixa Econômica Federal a prorrogação se dá para empréstimos, contratos habitacionais pessoa física ou pessoa jurídica por até 90 dias.

Para pessoas físicas, o serviço de pausa estendida está sendo oferecido em caráter emergencial.

Mas há exceções:

  • nos casos em que o cliente esteja utilizando o FGTS para pagamento das prestações mensais não será possível solicitar a pausa.
  • clientes que possuem operação de Home Equity – Crédito Imóvel Próprio. Nesse caso, é necessário já ter pago ao menos 11 parcelas.

O pedido de pausa no financiamento pode ser feito de segunda a sexta feira, das 8h às 20h, pelos seguintes canais:

  • aplicativo móvel Habitação Caixa;
  • pelo telefone 0800-726 8068;
  • pelo Telesserviço (telefones 3004-1105 para capitais ou 0800-726 0505 para demais cidades).

Já para os contratos habitacionais com pessoas jurídicas, o cliente deverá entrar em contato com seu gerente para formalizar a solicitação.

Banco do Brasil

Banco do Brasil oferece linhas para renegociação com carências para pagamento do crédito imobiliário que variam de 60 e 180 dias.

As solicitações podem ser feitas pelo aplicativo do banco, site ou central de atendimento pelo Whatsapp (61) 4004-0001.

Itaú  

O pedido pode ser feito por meio das centrais de atendimento do Itaú:

  • Para veículos, em capitais e regiões metropolitanas pelo país, o número de telefone é o mesmo: 4002-0234. Nas demais localidades, basta ligar para 0800-729-0234.
  • Já para solicitar a prorrogação para financiamentos imobiliários, o atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 21h, pelo 4004-7051, para capitais e regiões metropolitanas. Moradores de demais localidades devem entrar em contato com o banco pelo 0300-789-7051.

Santander

O Santander investiu no portal um portal para  prorrogar o vencimento das suas parcelas de crédito, sem multa e mantendo o valor das parcelas, que pode ser acessado neste link.

Por enquanto, a iniciativa abrangerá algumas linhas de crédito pessoal, preventivo, direto ao consumidor e imobiliário.

Os clientes com parcelas de dívidas vencidas e não pagas desde o último dia 16 de março de 2020, ou que tenham prestações a vencer até 15 de maio, poderão ter o prazo para o pagamento automaticamente prorrogado por até 60 dias, sem qualquer acréscimo. 

Bradesco

No caso de financiamentos imobiliários, o Bradesco pede ao cliente entrar em contato pela central de atendimento para negociar a prorrogação de parcelas, nos telefones 4002 0022 (Capitais/ Regiões metropolitanas) ou 0800 570 0022 (demais regiões)

Com informações Veja.

Curta o Varginha Digital no Facebook e fique por dentro das melhores notícias de Varginha e Região. Varginha em um clique!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome