Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes tem início em Varginha

A Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos começa começou nesta segunda (23).

A Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS, comunica que iniciou nesta segunda-feira, 23, a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos (zero a 14 anos, 11 meses e 29 dias).

Publicidade

A Campanha será nas áreas urbana e rural com estimativa de imunizar 24.729 pessoas nessa faixa etária. “Porém, a vacinação será a partir da avaliação da caderneta da pessoa. Serão vacinados as crianças e os adolescentes que apresentam esquema vacinal em atraso”, explica Luana Teixeira, coordenadora de Imunização.

Em Minas Gerais a campanha está prevista para prosseguir até o dia 04 de novembro. O dia D será no próximo sábado, dia 28.

A orientação da Prefeitura é para que a população mantenha o cartão de vacinas atualizado, pois prevenir é o melhor remédio.

Nova Sala de Vacina em Varginha

O PSF Vila Mendes começou a vacinar a população nesta segunda-feira. O atendimento será das 8h às 11h. Assim, o município passará a contar com 16 salas de vacinas. Confira no quadro, as unidades de saúde que possuem salas de vacinas, os endereços e os horários para esse atendimento, ressaltando que na UBS do Imaculada, as pessoas têm até às 18h30 para se imunizar, toda terça e sexta-feira.

Publicidade

Publico Alvo: Crianças e adolescentes na faixa etária de 0 à menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).

Mantenha seu cartão de vacinas atualizado e de todos os familiares, prevenir é o melhor remédio.

Veja o quadro abaixo com as unidades de saúde e horários:

vacinação

Dia Mundial de Combate à Poliomielite

Publicidade

Nesta terça-feira, 24 de outubro é o Dia Mundial de Combate à Poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil. A data foi estabelecida pelo Rotary Internacional para celebrar o nascimento de Jonas Salk, líder da primeira equipe que desenvolveu uma vacina contra a poliomielite. Existem duas vacinas contra a poaralisia: a VOP (vacina pólio oral) ou Sabin, também conhecida por ser a vacina da gotinha; e a VIP (vacina inativada pólio) ou Salk, administrada por via intramuscular.

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (inicialmente dos sorotipos 1, 2, 3, dos quais apenas o de tipo 1 continua circulando), e pode infectar por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas), principalmente crianças até os 5 anos de idade, mas também adultos que não foram imunizados.

O Brasil recebeu o certificado de eliminação da pólio em 1994, mas até que a paralisia infantil seja erradicada no mundo existe o risco de um país ou continente ter casos importados e o vírus voltar a circular em seu território. Para evitar isso, é importante manter as taxas de cobertura vacinal altas e fazer vigilância constante, dentre outras medidas.

O Brasil foi classificado com alto risco para o retorno da poliomielite devido à baixa cobertura vacinal realmente todos tem que manter a vigilância quanto ao cartão vacinal, principalmente quanto à pólio”, explica Luana Teixeira, oordenadora de Imunização da Prefeitura de Varginha.

A Prefeitura de Varginha pede à população para aproveitar a Campanha de Multivacinação para para crianças e adolescentes menores de 15 anos (zero a 14 anos, 11 meses e 29 dias). O objetivo é se proteger contra várias doenças e ajudar a erradicar a poliomielite. Leve seus filhos, crianças e adolescentes para se vacinarem contra a pólio e outras doenças.

Publicidade

Varginha possui 16 salas de vacina, sendo que a unidade de saúde no Bairro Imaculada atende até às 18h, às terças e sextas-feiras. A Prefeitura informa que na próxima sexta-feira, dia 27, as repartições públicas municipais estarão fechadas devido ao Dia do Servidor Público Municipal.