Farmácia e Faculdade de Enfermagem promovem ação de Saúde no bairro Sion

presão arterial

A ação será gratuita e tem como objetivo fazer uma campanha de conscientização em saúde e combate a hipertensão e diabetes.

A Farmácia de Manipulação Vitacorpus em parceria com a Faculdade de Enfermagem do UNIS, realizará uma ação no sábado (10/06), para uma campanha de conscientização em saúde e combate a hipertensão e diabetes.

Publicidade

O que será oferecido:

  • Aferição de pressão arterial e medição de glicemia.
  • Orientação farmacêutica sobre diabetes, hipertensão e uso de medicamentos.
  • Atrações para as crianças.

Importância:

  • Ação de Responsabilidade Social com prestação de serviços de utilidade pública.
  • Prevenção de doenças crônicas “silenciosas” como diabetes e hipertensão.
  • Orientação geral sobre uso racional de medicamentos.
  • Esclarecimentos sobre o uso de medicamentos manipulados.

Informações complementares e estatísticas:

Diabetes:

O Brasil é o 5º país em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de doentes adultos (20 a 79 anos), perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. A estimativa da incidência da doença em 2030 chega a 21,5 milhões. Esses dados estão no Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF).

Publicidade

Mundialmente, o diabetes se tornou um sério problema de saúde pública, cujas previsões vêm sendo superadas a cada nova triagem. Por exemplo, em 2000, a estimativa global de adultos vivendo com diabetes era de 151 milhões. Em 2009, havia crescido 88%, para 285 milhões. Em 2020, calcula-se que 9,3% dos adultos, entre 20 e 79 anos (assombrosos 463 milhões de pessoas) vivem com diabetes. Além
disso, 1,1 milhão de crianças e adolescentes com menos de 20 anos apresentam diabetes tipo 1.Há uma década, em 2010, a projeção global do IDF para diabetes, em 2025, era de 438 milhões. Com mais cinco anos pela frente, essa previsão já foi ajustada para 463 milhões.
A crescente prevalência de diabetes em todo o mundo é impulsionada por uma complexa interação de fatores socioeconômicos, demográficos, ambientais e genéticos. O aumento contínuo se deve, em grande parte, ao aumento do diabetes tipo 2 e dos fatores de risco relacionados, que incluem níveis crescentes de obesidade, dietas não saudáveis e falta de atividade física. No entanto, os níveis de
diabetes tipo 1, com início na infância, também estão aumentando.

Segundo o Atlas, a crescente urbanização e a mudança de hábitos de vida (por exemplo, maior ingestão de calorias, aumento do consumo de alimentos processados, estilos de vida sedentários) são fatores que contribuem para o aumento da prevalência de diabetes tipo 2 em nível social. Enquanto a prevalência global de diabetes nas áreas urbanas é de 10,8%, nas áreas rurais é menor, de 7,2%. No
entanto, essa lacuna está diminuindo, com a prevalência rural aumentando.

O Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome do metabolismo, de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos.

A insulina é o hormônio produzido pelo pâncreas responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. Sua falta provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes.

Publicidade

Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

Hipertensão:

A hipertensão é uma das principais causas de morte no Brasil. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, em 2019, cerca de 24% dos brasileiros com mais de 18 anos tinham pressão alta. Para quem tem mais de 60 anos e menos de 65 a proporção chega a 47% e atinge pelo menos seis a cada dez pessoas com mais de 75 anos.

A pressão alta, como é chamada popularmente, é a elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, acima de 140×90 mmHg (milímetro de mercúrio), conhecida como 14/9 – o primeiro número se refere à pressão máxima ou sistólica, que corresponde à contração do coração; o segundo, à pressão do movimento de diástole, quando o coração relaxa.

A hipertensão arterial pode ser primária, quando geneticamente determinada ou secundária, quando decorrente de outros problemas de saúde, como doenças renais, da tireoide ou das suprarrenais. É fundamental diagnosticar a origem do problema para que seja introduzido o tratamento adequado.

Atenção Farmacêutica e Uso Racional de Medicamentos:

Publicidade

A morbimortalidade relacionada a medicamentos é um importante problema de saúde pública. Atenção farmacêutica é a provisão responsável da farmacoterapia com o objetivo de alcançar resultados definidos que melhorem a qualidade de vida dos pacientes. A prática da atenção farmacêutica pode reduzir os problemas preveníveis relacionados a farmacoterapia.

Serviço:

Data: 10/06/2023, sábado de 8:00 às 11:30h.
Local: Praça Doutor Marcos Frota 22 no Parque Sion (Praça do Pajeú), em frente à Filial Sion da Vitacorpus.
Público alvo: população de Varginha, em especial, os moradores do Sion e bairros vizinhos.
Evento gratuito.

Fontes:

  • http://www.ceatenf.ufc.br/ceatenf_arquivos/ceatenf_arquivos/Artigos/ATENFAR%20e%20URM%20Adriano%20Max.pdf
  • https://bvsms.saude.gov.br/26-6-dia-nacional-do-diabetes-4/
  • https://bvsms.saude.gov.br/meca-a-pressao-e-descomplique-a-vida-26-4-dia-nacional-de-prevencao-e-combate-a-hipertensao-arterial/

# ação saúde # ação saúde

Publicidade