UPA ganha Painéis do Protocolo de Manchester que classificam o tempo de espera no atendimento

Prefeitura de Varginha inaugura Painéis do Protocolo de Manchester da UPA, agora o tempo do atendimento terá uma classificação conforme a urgência.

A Prefeitura Varinha inaugurou na última sexta-feira, 10, os Painéis do Protocolo de Manchester da UPA (Unidade de Pronto Atendimento de Varginha).

Publicidade

Por ser uma Unidade para atendimentos de Urgências e Emergências, o sistema implantado é vantajoso para o paciente, pois a Classificação de Risco assegura que o mesmo será atendido dentro do tempo de atendimento, determinante para uma melhor recuperação e intervenções mais assertivas para a queixa paciente

O Sistema de Classificação de Risco funciona através das cores apresentadas atualmente nos quadros:

  • VERMELHO (EMERGÊNCIA) – TEMPO MÁXIMO P/ O ATENDIMENTO: 00 (ZERO) MINUTOS;
  • LARANJA (MUITO URGENTE) – TEMPO MÁXIMO P/ O ATENDIMENTO: 10 (DEZ) MINUTOS;
  • AMARELO (URGENTE) – TEMPO MÁXIMO P/ O ATENDIMENTO: 60 (SESSENTA) MINUTOS;
  • VERDE (POUCO URGENTE) – TEMPO MÁXIMO P/ O ATENDIMENTO: 120 (CENTO E VINTE) MINUTOS;
  • AZUL (NÃO URGENTE) – TEMPO MÁXIMO P/ O ATENDIMENTO: 240 MINUTOS;
  • BRANCO – TEMPO MÁXIMO P/ O ATENDIMENTO.

A UPA atenderá também respeitando as regras para o atendimento preferencial, conforme as leis nº 10.741/2003 e 10.048/2000.

A UPA foi inaugurada aos 26/12/2012. Nesses 11 anos de funcionamento, a Unidade atendeu aproximadamente 1.560.000 atendimentos entre: Atendimentos Médicos (Clínico Geral, Pediatria e Cirurgia) e Enfermagem. Desde a sua inauguração foram prestados uma média de 137.000 atendimentos/ano. “Atualmente estamos com uma média de mais de 400 atendimentos/dia”, destacou Dr. Adrian.

Em seu pronunciamento o Prefeito Vérdi destacou a importância da UPA que se consolidou como referência para Varginha, Minas e para o Brasil, por sua capacidade de atendimento. “A Prefeitura tem realizado importantes investimentos na nossa UPA. Recentemente a UPA recebeu nova e moderna iluminação de led interna e externa, melhorando a luminosidade de toda área de atendimento aos pacientes da unidade, com maior conforto aos profissionais de saúde e economia de energia com a substituição de lâmpadas já em final de vida útil e fora de padrão, gerando mais economia na manutenção“.

Publicidade

Foram substituídas 346 lâmpadas já em final de vida útil e fora de padrão por luminárias e projetores de led modernos, eficientes e econômicos, proporcionando um ambiente mais confortável em todas as áreas internas e externas da Unidade de Pronto Atendimento.

Segundo a Gerente da UPA Pâmela Cândido, “com a instalação da nova iluminação nas dependências da UPA, já pudemos visualizar várias melhorias, tão importante para a nossa Unidade, como a qualidade no acolhimento durante a assistência prestada aos pacientes, principalmente durante o período noturno; maior visibilidade e conforto para o desempenho das atividades dos profissionais e maior segurança nas dependências da instituição”.

Para o Prefeito Verdi Melo, esses investimentos são importantes não apenas pelo fato de gerarem economia aos cofres públicos, mas, principalmente, por contribuírem com a segurança as pessoas. E é esse o nosso foco, saúde de qualidade e segurança para todos.

A solenidade contou com a presença do Vereador Dudu Ottoni, dos secretários de Governo, Honorinho Ottoni e de Esporte Milton Tavares, da equipe da saúde e da UPA, e da imprensa.

Publicidade

Painéis do Protocolo de Manchester da UPA
Painéis do Protocolo de Manchester da UPA