UPA ganha Painéis do Protocolo de Manchester que classificam o tempo de espera no atendimento

Painéis do Protocolo de Manchester da UPA
Painéis do Protocolo de Manchester da UPA

Prefeitura de Varginha inaugura Painéis do Protocolo de Manchester da UPA, agora o tempo do atendimento terá uma classificação conforme a urgência.

A Prefeitura Varinha inaugurou na última sexta-feira, 10, os Painéis do Protocolo de Manchester da UPA (Unidade de Pronto Atendimento de Varginha).

Publicidade

Por ser uma Unidade para atendimentos de Urgências e Emergências, o sistema implantado é vantajoso para o paciente, pois a Classificação de Risco assegura que o mesmo será atendido dentro do tempo de atendimento, determinante para uma melhor recuperação e intervenções mais assertivas para a queixa paciente

O Sistema de Classificação de Risco funciona através das cores apresentadas atualmente nos quadros:

  • VERMELHO (EMERGÊNCIA) – TEMPO MÁXIMO P/ O ATENDIMENTO: 00 (ZERO) MINUTOS;
  • LARANJA (MUITO URGENTE) – TEMPO MÁXIMO P/ O ATENDIMENTO: 10 (DEZ) MINUTOS;
  • AMARELO (URGENTE) – TEMPO MÁXIMO P/ O ATENDIMENTO: 60 (SESSENTA) MINUTOS;
  • VERDE (POUCO URGENTE) – TEMPO MÁXIMO P/ O ATENDIMENTO: 120 (CENTO E VINTE) MINUTOS;
  • AZUL (NÃO URGENTE) – TEMPO MÁXIMO P/ O ATENDIMENTO: 240 MINUTOS;
  • BRANCO – TEMPO MÁXIMO P/ O ATENDIMENTO.

A UPA atenderá também respeitando as regras para o atendimento preferencial, conforme as leis nº 10.741/2003 e 10.048/2000.

A UPA foi inaugurada aos 26/12/2012. Nesses 11 anos de funcionamento, a Unidade atendeu aproximadamente 1.560.000 atendimentos entre: Atendimentos Médicos (Clínico Geral, Pediatria e Cirurgia) e Enfermagem. Desde a sua inauguração foram prestados uma média de 137.000 atendimentos/ano. “Atualmente estamos com uma média de mais de 400 atendimentos/dia”, destacou Dr. Adrian.

Em seu pronunciamento o Prefeito Vérdi destacou a importância da UPA que se consolidou como referência para Varginha, Minas e para o Brasil, por sua capacidade de atendimento. “A Prefeitura tem realizado importantes investimentos na nossa UPA. Recentemente a UPA recebeu nova e moderna iluminação de led interna e externa, melhorando a luminosidade de toda área de atendimento aos pacientes da unidade, com maior conforto aos profissionais de saúde e economia de energia com a substituição de lâmpadas já em final de vida útil e fora de padrão, gerando mais economia na manutenção“.

Publicidade

Foram substituídas 346 lâmpadas já em final de vida útil e fora de padrão por luminárias e projetores de led modernos, eficientes e econômicos, proporcionando um ambiente mais confortável em todas as áreas internas e externas da Unidade de Pronto Atendimento.

Segundo a Gerente da UPA Pâmela Cândido, “com a instalação da nova iluminação nas dependências da UPA, já pudemos visualizar várias melhorias, tão importante para a nossa Unidade, como a qualidade no acolhimento durante a assistência prestada aos pacientes, principalmente durante o período noturno; maior visibilidade e conforto para o desempenho das atividades dos profissionais e maior segurança nas dependências da instituição”.

Para o Prefeito Verdi Melo, esses investimentos são importantes não apenas pelo fato de gerarem economia aos cofres públicos, mas, principalmente, por contribuírem com a segurança as pessoas. E é esse o nosso foco, saúde de qualidade e segurança para todos.

A solenidade contou com a presença do Vereador Dudu Ottoni, dos secretários de Governo, Honorinho Ottoni e de Esporte Milton Tavares, da equipe da saúde e da UPA, e da imprensa.

Publicidade

Painéis do Protocolo de Manchester da UPA
Painéis do Protocolo de Manchester da UPA