UPA de Varginha terá novo aparelho de raio-X; atendimento será mantido durante troca

Unidade de Pronto Atendimento
Unidade de Pronto Atendimento. Foto: Varginha Digital.

Unidade móvel de radiologia será utilizada por 45 dias enquanto sala passa por adequações e recebe novo equipamento

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Varginha iniciou a modernização do serviço de Radiologia. O atual aparelho fixo de raio-X será substituído por um equipamento mais moderno e preparado para atender à alta demanda da unidade.

Durante todo o processo de substituição, os exames continuarão sendo realizados na própria UPA, sem necessidade de encaminhamento dos pacientes a outro hospital apenas por causa da troca do equipamento.

Para garantir a continuidade do serviço, foi contratada por 45 dias uma unidade móvel de Radiologia equipada com sistema digital. A estrutura será utilizada enquanto são realizadas as adequações da sala atual e a instalação do novo aparelho fixo.

Transição começou nesta segunda-feira

A transição teve início na segunda-feira (10). Nesta primeira etapa, os exames estão sendo realizados simultaneamente na atual sala de raio-X e na unidade móvel.

A partir da próxima segunda-feira (17), o atendimento de Radiologia passará a ser realizado na estrutura móvel, que permanecerá na UPA durante o período previsto de 45 dias.

Segundo a Prefeitura, a unidade móvel contará com um equipamento digital fixo instalado no caminhão, destinado aos exames radiográficos de rotina.

Além disso, a UPA terá um aparelho portátil de raio-X utilizado em conjunto com um detector digital DR. O sistema permitirá realizar exames em sala própria e, quando houver indicação clínica, diretamente nos leitos.

A estrutura poderá atender especialmente pacientes acamados, em macas, cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida e casos de emergência, seguindo as medidas de radioproteção e segurança.

O que muda para quem precisar de atendimento

Para o paciente, o atendimento continuará sendo feito normalmente na UPA de Varginha. Não será necessário procurar outro hospital ou serviço para fazer um exame de raio-X em razão da substituição do equipamento.

Os exames serão realizados conforme a necessidade de cada caso, utilizando o equipamento digital da unidade móvel ou o aparelho portátil.

Segundo a administração municipal, eventual transferência para outro serviço ocorrerá somente quando houver indicação clínica da equipe responsável pelo atendimento, e não por indisponibilidade do serviço de Radiologia.

Novo equipamento será instalado na UPA

Após as adequações da sala, a instalação e a realização dos testes necessários, os exames voltarão a ser feitos na estrutura fixa da UPA, já utilizando o novo equipamento.

De acordo com a Prefeitura, o aparelho será mais moderno e robusto, além de estar preparado para a elevada demanda de atendimentos da unidade.

Estamos investindo em tecnologia, mas, acima de tudo, estamos investindo no cuidado com as pessoas. É tecnologia a serviço da saúde, com planejamento e, principalmente, respeito e cuidado com cada paciente”, afirmou o prefeito Leonardo Ciacci.

O secretário municipal de Saúde, Heron Martins, destacou que a estrutura temporária busca evitar prejuízos aos usuários durante a modernização. “Essa iniciativa demonstra o compromisso da Administração com a saúde, a segurança e o bem-estar dos pacientes, buscando garantir a modernização do serviço sem prejudicar o atendimento”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Varginha