Setembro amarelo faz campanha sobre prevenção de suicídios

Pelos números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. 

O dia 10 de setembro é lembrado como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Para reforçar esta data desde 2015 o Brasil faz a campanha nacional Setembro Amarelo, com o intuito é alertar a população brasileira sobre a realidade do suicídio no pais.

Pelos números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta.

Mas como buscar ajuda é difícil, pois a pessoa que pensa em suicídio não sabe que  pode ser ajudada. Ao mesmo tempo, como é possível oferecer ajuda a um amigo ou parente se se é difícil identificar os sinais?

Um ponto de apoio é o site Setembro Amarelo, onde é possível entender o que é a campanha, como participar e ainda baixar materiais de apoio.

Outra opção é o serviço o Centro de Valorização da Vida, que recebe ligações de prevenção de suicídio pelo número 188.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma associação civil sem fins lucrativos que trabalha com prevenção ao suicídio, por meio de voluntários que dão apoio emocional a todas as pessoas que querem e precisam conversar. Eles recebem treinamento adequado e não precisam ter formação em psicologia. Todas as ligações são sigilosas e gratuitas de qualquer lugar do Brasil.

Confira mais Notícias.

Acompanhe as notícias também pelo Facebook e Instagram do Varginha Digital.

Gostaria de receber as notícias do Varginha Digital no seu Whatsapp?

Envie uma mensagem para (35) 9 9130-0597 ou clique neste link.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome