Três benefícios do INSS que quase ninguém conhece

Publicidade

Entenda se você se enquadra para receber um dos benefícios do INSS.

O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS é responsável pelo pagamento dos benefícios previdenciários e o benefício assistencial são benefícios para as pessoas que atendem aos requisitos impostos pela Previdência Social.

Podem ser benefícios previdenciários, quando dependem da contribuição prévia do segurado ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS), ou o benefício assistencial previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

Os benefícios mais “populares” ou os mais conhecidos são aposentadoria, pensão, auxilio maternidade e auxílio doença. Mas existem três benefícios que poucas pessoas conhecem e não sabem que tem direito. Confira abaixo:

Adicional de 25% em aposentadoria por incapacidade permanente

A aposentadoria por invalidez é bem comum, mas o que poucos sabem é que, em alguns casos, o INSS precisa pagar um adicional de 25% nela. Isso acontece quando o problema de saúde exige que o beneficiário tenha a ajuda de outra pessoa para exercer atividades básicas. Esse acréscimo é dado justamente para ajudar a arcar com essa ajuda.

Publicidade

Salário maternidade em caso de aborto

A mulher também tem garantido por lei um benefício financeiros quando ocorrer aborto espontâneo ou previsto por lei. Neste caso é possível se afastar do trabalho por 14 dias recebendo o benefício, desde que a situação seja comprovada por atestado médico.

Auxílio doença para cirurgia plástica

Sim, você leu corretamente. O benefício conhecido como “auxílio por incapacidade temporária” pode ser solicitado quando o contribuinte estiver incapaz de realizar suas atividades laborais por ao menos 15 dias, mesmo se o motivo for cirurgia estética.

Para mais informações acesso o site Meu INSS, neste link.


Veja mais notícias no Varginha Digital

Siga-nos no Google News

Participe dos Grupos do WhatsApp e receba as novidades!

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Receba as notícias no seu e-mail

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui