Publicidade

A UNIFAL autorizou a volta às aulas presenciais de graduação para as turmas do último período de cada curso; Universidade avança para Etapa 1 do Plano de Retomada das Atividades Presenciais.

A UNIFAL-MG anunciou, por meio de Nota Oficial, o avanço para Etapa 1 do Plano de Retomada das Atividades Presenciais dos cursos de graduação oferecidos nos campi universitários de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha. A medida autoriza o retorno gradual de atividades presenciais dos últimos períodos de cada curso, priorizando os estudantes formandos. # Unifal volta às aulas

De acordo com a Nota, a decisão foi tomada com base nos dados epidemiológicos da covid-19 no Sul de Minas e nas regiões de origem dos estudantes, em relatório da Comissão Consultiva criada pela Portaria nº 706/2021 e na deliberação do Colegiado da Pró-Reitoria de Graduação, autorizando o avanço para Etapa 1. A retomada foi debatida em reunião com a Reitoria, direções de unidades acadêmicas, coordenações de curso, pró-reitorias e representantes do Comitê de Acompanhamento e Prevenção à Covid-19 da UNIFAL-MG, na manhã do dia 8 de setembro.

O retorno presencial, conforme a Nota, não é obrigatório. “Os estudantes que não se sentirem seguros poderão cursar a(s) disciplina(s) posteriormente, observando o calendário de ofertas e o tempo de integralização do curso”, consta no documento. Mesmo com o avanço para Etapa 1, a Universidade incentiva a oferta das disciplinas com condições para serem realizadas na modalidade remota, pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE).

A dinâmica da retomada será estabelecida pelos próprios cursos. A Universidade alerta a importância do cumprimento de medidas de biossegurança estabelecidas em relatório elaborado pela Comissão, criada pela Portaria nº 706/2021, tais como uso obrigatório de máscaras e outros equipamentos de proteção individual e coletiva, higienização pessoal, manutenção e limpeza de áreas comuns dos campi, distanciamento social, alternância de uso de espaços, entre outras.

Publicidade

As estratégias de retomada incluem também medidas educativas para comunidade universitária, incluindo o oferecimento de curso de formação em cultura sanitária e a criação de um aplicativo para celular para monitoramento das condições epidemiológicas. O curso e o aplicativo serão disponibilizados em breve para estudantes, servidores e colaboradores terceirizados.

O reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, comentou a decisão do avanço para Etapa 1 do Plano de Retomada das Atividades Presenciais. “Com a melhoria do cenário epidemiológico e o avanço da vacinação para nossa comunidade, damos mais um passo do plano de retomada, aprovado ainda no final de 2020, visando garantir a formação de nossos estudantes. Todos os cuidados estão sendo repassados e o debate segue dia a dia. A pandemia é um desafio que estamos vencendo com serenidade e trabalho coletivo”, relatou.

Segundo o professor Sandro Cerveira, as decisões têm sido tomadas com base em dados coletados e analisados por comissões especiais. O avanço para Fase 1, como explicou o reitor, não implica o retorno de todos os estudantes ao mesmo tempo. A proposta é uma retomada gradual e segura, da forma que vem sendo realizada por cursos autorizados pelo Comitê de Acompanhamento.

Nossa Universidade tem se pautado em três diretrizes principais no enfrentamento da pandemia. A primeira é a defesa da vida e, justamente por isso, rapidamente suspendemos as nossas atividades presenciais para proteger a saúde não apenas das pessoas de nossa comunidade, mas de todas as cidades nas quais estão nossos campi. A segunda é a garantia da entrega de nossa missão de oferecer à sociedade ensino, pesquisa e extensão de excelência e, por isso, fomos pioneiros na oferta de disciplinas no formato remoto para minimizar o impacto da pandemia na formação dos nossos discentes. E, por fim, as nossas decisões são embasadas no conhecimento científico”, ressaltou Sandro Cerveira.

A Nota Oficial alerta a possibilidade de revogação total ou parcial da autorização para atividades presenciais diante da alteração no cenário epidemiológico e de casos de covid-19 entre os membros da comunidade universitária.

Confira a nota emitida pela UNIFAL-MG em:  Nota Oficial

# Unifal volta às aulas


Veja também

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Siga-nos no Google News

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui