Estudantes e Professores da UNIFAL vão auxiliar na Declaração de Imposto de Renda

Declaração de Imposto de Renda
Veja como consultar se você receberá restituição. Foto Ilustrativa
Publicidade

Estudantes do curso de Ciências Contábeis da UNIFAL-MG iniciam atendimento de forma remota para declaração do imposto de renda; serviço gratuito é oferecido pela Universidade via videoconferência.

O prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 (ano-base 2020) começou no dia 01/03 e irá até o dia 30/04. Para auxiliar os contribuintes na declaração, os estudantes e professores da UNIFAL-MG, que integram o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), iniciaram o atendimento remoto. O apoio é gratuito e ocorrerá por videochamadas após agendamento.

Segundo o coordenador do NAF, Prof. Hugo Lucindo Ferreira, a modificação no atendimento, que passou de presencial para remoto, foi necessária em virtude da pandemia do novo coronavírus. Com a adaptação, os interessados no serviço gratuito devem utilizar os contatos do NAF para agendar um horário de atendimento e encaminhar os documentos.

Publicidade
Prof. Hugo Lucindo Ferreira – coordenador do Núcleo de Apoio Contábil (NAF) da UNIFAL-MG. (Foto: Arquivo Pessoal/Hugo Lucindo Ferreira)

“Os atendimentos poderão ser marcados via redes sociais ou e-mail [email protected] e então nós agendamos um horário via Google Meet ou fazemos offline, quando o contribuinte enviar toda a documentação necessária”, informa Prof. Hugo.

Criado em parceria com a Receita Federal, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal é um projeto de extensão da UNIFAL-MG, que oferece serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de baixo poder aquisitivo. O projeto iniciou as atividades em 2018, com a participação de estudantes e professores do curso de Ciências Contábeis do campus Varginha.

O coordenador do projeto explica que o serviço de atendimento é realizado por 12 estudantes, em escala de revezamento, sob a supervisão de um professor.

“A ideia do projeto é dar conhecimento prático aos discentes, aplicando os conhecimentos técnicos aprendidos nas disciplinas e nas capacitações oferecidas pelo NAF no atendimento ao público que precisa de suporte quanto às demandas fiscais/tributárias/contábeis, não substituindo o trabalho de um contador ou escritório de serviços contábeis”, esclarece Prof. Hugo.

Para a declaração, o interessado deverá enviar a cópia dos seguintes documentos:

  • Recibo e Declaração de 2020, caso possua;
  • Documento de identificação com foto;
  • Título de eleitor;
  • Número do CPF do cônjuge, se possuir;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Informes de rendimentos das fontes pagadoras de salário/benefício;
  • Informes de rendimentos bancários;
  • Em caso de possuir bens e direitos, documentos comprobatórios como Renavam para veículos, Certidão de registro de imóveis (e carnê do IPTU, quando forem casas), entre outros.
  • Em caso de despesas comprovadas, notas fiscais ou documentos comprobatórios.

Prof. Hugo enfatiza que o NAF realiza apenas as declarações pelo modelo simplificado. “Caso o interessado queira fazer a declaração por deduções legais (completas), aconselhamos procurar um escritório de serviços contábeis”, alerta.

Além dos serviços relativos à declaração do IRPF 2021, o NAF também realiza consulta da situação cadastral da pessoa física e jurídica; emissão de Certidão Negativa de Débito (CND) para pessoa física e jurídica; emissão das guias de recolhimento de tributos do MEI; orientações e auxílio para elaboração da declaração anual do MEI (DANS-SIMEI); informações gerais sobre o Simples Nacional e agendamento de serviços junto à Receita Federal do Brasil (RFB).

Agendamento pelo e-mail [email protected] e pelas redes sociais do NAF:

Facebook: https://www.facebook.com/nafunifalvga
Instagram: https://www.instagram.com/naf.unifal/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/naf-unifal

# unifal declaração do imposto de renda


Veja também

Siga-nos nas Redes Sociais

Novos Caminhos: plataforma oferecerá curso de especialização para professores

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!


Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome