Usar cerol em linha de pipa é crime

Além de ser crime, o cerol é um risco para os motociclistas, ciclistas e pedestres.

Com o início do recesso escolar, que na maioria das escolas começou no dia 16 de julho, aumenta o o número de crianças empinando pipas. Nesta brincadeira é comum o uso de cerol nas linhas.

O cerol é uma substância proibida feita à base de cola, pó de vidro e outros compostos que são bons condutores de eletricidade. Quem produz o cerol normalmente o faz para cortar linhas de outras pipas.

Uma linha de pipa com cerol se transforma em uma verdadeira navalha, representando risco de acidente a motociclistas, ciclistas, pedestres, skatistas e outros. Em contato com a pele, o cerol é capaz de provocar graves ferimentos e levar à morte.

A Polícia Militar alerta que o uso do cerol é considerado crime. As crianças ou adolescentes pegas com este material podem ser apreendidos e encaminhados às autoridades competentes.

Já o adulto que fizer uso do cerol será conduzido, junto ao material, até a autoridade judiciária, podendo até mesmo ser preso. Em Minas Gerais, a Lei Estadual nº 14.349 de 2002 prevê multa para os infratores, ficando esses sujeitos também a sanções cíveis e penais.

Outro risco ao soltar pipas é o de acidentes na rede elétrica, por isso a Polícia Militar recomenda que a prática de soltar pipa seja realizada em locais onde não haja rede elétrica, nem vias de tráfego.

A população pode denunciar o uso ilegal do cerol por meio do telefone 190.

Veja mais Notícias.

Acompanhe também pelo Facebook e Instagram do Varginha Digital.

Quer receber as notícias do Varginha Digital por Whatsapp? Mande uma mensagem para (35) 9 9130-0597.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome