Veja a nova pesquisa Datafolha sobre os candidatos a governador de Minas

Esta é a primeira pesquisa da Datafolha após o início do horário eleitoral gratuito na TV e no rádio.

Uma nova pesquisa da Datafolha, a primeira após o início do horário eleitoral gratuito na TV e no rádio, para o cargo de governador de Minas mostrou que o candidato Antonio Anastasia (PSDB) continua na liderança, seguido por o atual governador Fernando Pimentel (PT) em segundo lugar.

Em comparação à pesquisa anterior, de agosto, ambos apresentaram oscilações em seus índices de intenção de voto. O tucano passou de 29% para 32% e o petista de 20% para 22%. Anastasia tem o maior tempo de propaganda eleitoral e Pimentel, o segundo.

As intenções de voto nos demais candidatos se mantiveram estáveis: Romeu Zema (NOVO) tem 5% (mesmo índice de agosto), Adalclever Lopes (MDB) que substituiu Marcio Lacerda (PSB) tem 2%, mesmo índice de João Batista Mares Guia (REDE) (tinha 3%).

Aparecem com 1%, cada um, Dirlene Marques (PSOL) (tinha 2%), Claudiney Dulim (AVANTE) (mesmo índice anterior) e Jordano Metalúrgico (PSTU) (mesmo índice anterior). Alexandre Flach (PCO) foi citado, mas não alcançou 1%.

O índice de eleitores mineiros sem candidato recuou de 38% para 35%, desses, 25% pretendem votar em branco ou nulo, e 10% estão indecisos.

Na questão espontânea de intenção de voto, quando não é apresentado cartão com os nomes dos candidatos, Anastasia segue na liderança, com 14% (tinha 6% em agosto), Pimentel alcançou 6% (tinha 2%) e Zema 2% (tinha 1%).

Tanto o tucano quanto o petista foram os únicos candidatos a apresentarem crescimento em suas respectivas taxas de intenção de voto. Votos brancos ou nulos somaram 16% (mesmo índice anterior) e não citaram espontaneamente nenhum candidato 56%.

Rejeição

Pimentel segue como o candidato mais rejeitado, com índice de 41% (entre os mais instruídos o índice alcança 61%), Anastasia vem em seguida, com 24% (era 26%).

Num patamar de rejeição mais baixo ficaram: Zema, com 16%, Mares Guia, com 14%, Flach, com 13%, Metalúrgico, com 12%, Marques, com 12%, Lopes, com 11% e Dulim, com 11%. Uma parcela de 9% rejeita todos os candidatos, 4% não rejeitam nenhum e 11% não opinaram.

Perfil do eleitorado mineiro

Anastasia alcança índice de intenção de voto mais alto entre os mais ricos (44%), enquanto Pimentel obtém melhor desemepenho entre os mais jovens (33%). Tanto o tucano quanto o petista têm desempenho semelhante na capital e no interior do estado.

Decisão de voto

Quanto à decisão do voto para governador, a metade dos eleitores mineiros que já tem candidato ou que votariam em branco ou nulo (51%) declarou que ainda pode mudar seu voto até o dia da eleição e a outra metade (48%) declarou estar totalmente decidida em quem vai votar no dia 07 de outubro.

Os eleitores de Anastasia estão mais decididos a votar no tucano do que os eleitores de Pimentel no petista. Entre os eleitores de Anastasia, 49% declararam estar totalmente decididos a votar no ex-governador e 51% que ainda podem mudar de voto. Já, entre os eleitores de Pimentel, 40% estão totalmente decididos a votar no atual governador e 59% ainda têm dúvidas.

Metodologia

O levantamento foi realizado nos dias 04, 05 e 06 de setembro de 2018, com 1.289 entrevistas presenciais com eleitores, em 61 municípios do estado de Minas Gerais. A margem de erro máxima é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, para o total da amostra.

Confira mais Notícias.

Acompanhe as notícias também pelo Facebook e Instagram do Varginha Digital.

Gostaria de receber as notícias do Varginha Digital no seu Whatsapp?

Envie uma mensagem para (35) 9 9130-0597 ou clique neste link.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome