Volta as Aulas: Veja dicas de como economizar nos Materiais Escolares

Volta as Aulas Como economizar nos Materiais Escolares
Volta as Aulas como economizar nos Materiais Escolares
Continua após a publicidade

Como economizar nos Materiais Escolares? Todo início de ano é sempre a mesma preocupação sobre a Volta às Aulas e em 2025 não é diferente, confira as dicas.

Nesta comparação, o aumento pode parecer insignificante, todavia, o valor é acumulativo em todos os materiais, da simples borracha, até as mochilas escolares.

Continua após a publicidade

Mas afinal, como economizar nos Materiais Escolares na Volta às Aulas 2025? Vamos lá!

Como economizar nos Materiais Escolares?

Antes de mais nada, é importante que os pais entendam o motivo da alta exponencial nos valores dos materiais.

Segundo a ABFIAE, grande parte da alta está associada diretamente à alta do dólar e principalmente à valorização de matérias-primas indispensáveis na produção dos materiais.

Neste caso, de acordo com o levantamento, as matérias-primas que mais encareceram foram o papel e a tinta.

Sendo assim, na hora de comprar os materiais escolares das crianças, se preparam, pois, cadernos e lápis de cor, por exemplo, foram os mais afetados, com acréscimo de 10 a 15% no valor final.

Continua após a publicidade

5 Dicas para economizar nos Materiais Escolares

Com a correria do dia a dia, é comum que os papais e mamães deixem para a última hora para efetuar a compra dos materiais. O que pode ser um grande erro. Veja as dicas a seguir:

1.    Aproveite as Promoções

Embora não seja uma prática muito utilizada, muitos papais e mamães acabam deixando para comprar os materiais escolares alguns dias após o início das aulas.

Dessa forma, é possível aproveitar as promoções relâmpagos das lojas, tanto físicas, como virtuais.

Continua após a publicidade

2.    Pesquisar Preços

Em segundo lugar, mesmo no pico do mercado, muitas lojas acabam fazendo grandes promoções para se diferenciar de outras lojas.

Neste caso, é importante pesquisar os preços de uma loja para outra. Claro, em lojas físicas isso pode ser um pouco difícil. Todavia, essa dica é muito válida para lojas online.

3.    Reutilização

Em terceiro lugar, o termo reciclagem está cada vez mais difundido na sociedade. Porém, além da reciclagem, a reutilização também é muito importante para o meio ambiente.

Continua após a publicidade

Sim! Toda criança adora ter seu material escolar novinho, para eles é quase uma questão de status na escola. Entretanto, alguns materiais podem, sim, ser reutilizados.

4.    Compre com antecedência

Enfim, por conta do livre mercado, os valores variam de acordo com a oferta e a demanda. Sendo assim, quando a demanda é muito grande, consequentemente os valores sobem.

Em alguns casos, é notório o aumento de 10, 20 ou mesmo 30% nos materiais escolares. Desse modo, uma forma de economizar na volta às aulas 2024 é comprando os materiais escolares um pouquinho antes.

Continua após a publicidade

5.    Materiais Usados

Para finalizar, calma! Materiais usados não necessariamente são matérias desgastadas.

Em sites de troca ou venda de usados, é possível encontrar matérias de qualidade, por um ótimo custo benefício.