Eleições 2022: Cartório eleitoral precisa de voluntários para trabalhar nas eleições

Publicidade

Nas últimas eleições municipais, em 2020, 42,6% mesários – cerca de 667,5 mil – trabalharam voluntariamente.

Muitas pessoas trabalham nas eleições voluntariamente.  Nas últimas eleições municipais, em 2020, 42,6% dos mesários – cerca de 667,5 mil – trabalharam voluntariamente.

O Cartório Eleitoral de Varginha precisa de voluntários. Os interessados devem entrar em contato com os servidores do Cartório pelo telefone/whatsapp (35) 3222-2800 ou pelo e-mail: [email protected].

As Eleições 2022 estão marcadas para 2 de outubro e eventual segundo turno para o dia 30 de outubro. Cerca de 147 milhões de eleitores e eleitoras vão às urnas para escolherem deputados estaduais, distritais e federais, senadores, governadores e o presidente da República.

Quem pode ser mesário

Em regra, qualquer brasileiro ou brasileira que esteja em situação cadastral regular junto à Justiça Eleitoral e seja maior de 18 anos pode ser mesário, seja voluntário, seja convocado.

Publicidade

As exceções são:

candidatos, os respectivos cônjuges e parentes até segundo grau;
membros de diretórios de partidos políticos com função executiva;
autoridades e agentes policiais que exerçam cargo de confiança no Poder Executivo
quem trabalha na Justiça Eleitoral

Ao longo de todo o ano eleitoral, os mesários são capacitados por meio de uma plataforma de ensino à distância (EaD), ou, ainda, por meio do aplicativo Mesário. Os TREs, de acordo com a possibilidade logística e sanitária, também podem organizar treinamentos presenciais. No treinamento, os futuros mesários terão noções sobre o fluxo de votação, os procedimentos a serem adotados na seção eleitoral e soluções para eventuais problemas. Também recebem um checklist de início do trabalho e do encerramento do dia de votação.

Vantagens de ser mesário

Os mesários são recompensados com o direito a dois dias de folga no trabalho.

Além disso, a atuação como mesário pode servir como critério de desempate em concursos públicos (caso esteja previsto no edital). O mesário universitário conta com mais uma vantagem: 30 horas de crédito na grade extracurricular, se a instituição universitária onde esteja matriculado for conveniada com o TRE local.

Veja mais notícias no Varginha Digital

Receba as notícias no seu e-mail

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui