Os dados sobre o uso do WhatsApp são da pesquisa Transformação Digital nas MPEs.
A pesquisa Transformação Digital nas MPEs, encomendada pelo Sebrae, mostrou que 70% dos pequenos negócios de Minas Gerais usam o WhatsApp como meio de comunicação com seus clientes, para divulgar produtos ou serviços, atendimento online ao cliente e vendas.
“Os entrevistados do setor de serviços foram os que mais afirmaram fazer o uso desse aplicativo”, diz a analista do Sebrae Minas Bárbara Alves.
Já o Facebook é o segundo no ranking dos apps mais acessados pelos pequenos negócios mineiros. Porém, apenas 36% das empresas tinham perfil nesta rede social, e desses 14% vaziam vendas por este canal digital.
A pesquisa apontou ainda que penas 25% dos entrevistados disseram ter um site da empresa. Dos que tinham uma página, apenas 11% faziam vendas pela Internet.
“Notamos que os pequenos negócios usam ferramentas como Facebook e site mais para divulgarem produtos e serviços do que propriamente para realizar vendas”, justifica Bárbara.
Ainda de acordo com a pesquisa, 77% dos pequenos negócios mineiros têm acesso a Internet. Desses, 85% dos entrevistados dissseram ter acesso a rede pelo celular. A Internet é usada principalmente para: uso do email (68%), pesquisa de preço e de fornecedores (60%), acesso a serviços bancários (55%), compra de insumos ou mercadorias (52%) e divulgação institucional da empresa (45%).
A pesquisa Transformação Digital nas MPEA completa pode ser acessada aqui.
Confira mais Notícias.
Acompanhe as notícias também pelo Facebook e Instagram do Varginha Digital.
Gostaria de receber as notícias do Varginha Digital no seu Whatsapp?
Envie uma mensagem para (35) 9 9130-0597 ou clique neste link.