Zema decreta toque de recolher e restrição de circulação de pessoas em duas regiões

Governador Romeu Zema
Governador Romeu Zema. Foto Reprodução.

O toque de recolher e a restrição de circulação de pessoas serão impostos nas cidades para evitar o total colapso da rede de saúde.

Em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira, 3, o governador Romeu Zema decretou o fechamento do comércio, toque de recolher e restrição de circulação de pessoas em duas regiões do estado que estão à beira do colapso no sistema de saúde por causa do aumento das internações por Covid-19.

Agora as cidades das regiões Noroeste e Triângulo Norte vão entrar “onda roxa”, que permite proibições determinadas pelo estado. Esta é a primeira vez que o governo estadual intervém sobre as prefeituras durante a pandemia. “Onda roxa é uma onda diferente das demais. Não é mais opcional aos prefeitos decidirem se eles vão aderir ou não. A adesão é impositiva para evitar o total colapso da rede de saúde”, disse Zema.

A decisão vale por 15 dias. As regiões que estão na onda vermelha serão monitoradas diariamente e podem migrar para a onda roxa caso a situação piore. As forças de segurança serão acionadas para fiscalizar as medidas.

Poder de decisão das cidades

Sobre a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) que dá poder de decisão às prefeituras para adotarem medidas contra a pandemia, o governador disse que a onda roxa diz respeito ao âmbito regional, daí a imposição das proibições.

“Realmente há essa prerrogativa dos prefeitos fazerem o que é mais adequado. Mas omérito aqui é sobre o sistema regional de saúde”, falou Zema.


Veja também

Siga-nos nas Redes Sociais

Novos Caminhos: plataforma oferecerá curso de especialização para professores

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Varginha Digital
Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.
Varginha em um clique!


DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome