Abono Salarial: Mais de 247 mil pessoas ainda podem sacar o benefício até dezembro!

Pagamento salário 13º
O pagamento de 13º salário

Prazo final para o saque do Abono Salarial é 27 de dezembro; milhares de trabalhadores ainda não retiraram o benefício. Veja se você está na lista!

O calendário de pagamento do Abono Salarial terminou em agosto, mas ainda há R$ 228,6 milhões disponíveis para saque até o dia 27 de dezembro. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em setembro, 475,9 mil trabalhadores retiraram o benefício, porém, 247,7 mil ainda não realizaram o saque, o que representa um montante expressivo. O benefício deveria ter alcançado mais de 26 milhões de trabalhadores, sendo que 723,6 mil ainda não acessaram o valor ao qual têm direito.

Publicidade

Os valores ainda podem ser retirados até o dia 27 de dezembro de 2024, na Caixa Econômica Federal (CEF) e no Banco do Brasil (BB). Para quem solicitou a revisão do Abono Salarial por meio de recurso administrativo, os pagamentos serão liberados mensalmente no dia 15 ou no primeiro dia útil seguinte. Mais detalhes podem ser acessados pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou no portal Gov.br.

Quem tem direito ao Abono Salarial?

O Abono Salarial é destinado a trabalhadores que se enquadram em critérios específicos, como estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e ter recebido até dois salários-mínimos mensais, em média, de empregadores que contribuem para os programas PIS ou Pasep. Além disso, é necessário ter trabalhado por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado e ter os dados corretamente informados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial, referentes ao ano-base de 2022.

Caixa

O pagamento pela Caixa será preferencialmente creditado em contas correntes, poupanças ou digitais. No caso dos trabalhadores que não possuem conta na Caixa, o benefício pode ser sacado em agências, lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes Caixa Aqui, utilizando o cartão social e senha.

Banco do Brasil

No BB, o crédito será realizado diretamente em conta bancária, ou por transferência via TED, Pix, ou presencialmente nas agências para aqueles que não possuem conta corrente ou chave Pix.

Como consultar

Dúvidas podem ser esclarecidas nos canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego, nas Superintendências Regionais do Trabalho, ou pelo telefone 158.

Publicidade

Fonte: gov.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui