CEFET-MG integra programação da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

cefet-mg

Evento, on-line, acontece de 19 a 23 de outubro; CEFET-MG realiza 13 atividades durante a Semana

 
Inteligência artificial, a nova fronteira da ciência brasileira é o tema da 17ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece entre os dias 19 e 23 de outubro. Em Minas Gerais, diversas instituições se uniram para organizar o evento, este ano totalmente virtual, e o resultado foi uma programação bastante diversificada: serão mais de 30 apresentações, trazendo discussões como as aplicações da inteligência artificial no dia-a-dia e na saúde, o uso das novas tecnologias no ensino, a análise dos sentimentos por meio das inovações tecnológicas, entre outras.
 
Mas o evento contará ainda com outras temáticas que estão em destaque no momento, como a pandemia de Covid-19 e a situação da ciência no Brasil. Farão parte dos debates as desigualdades sociais e econômicas evidenciadas durante a pandemia e suas consequências, bem como o subfinanciamento da pesquisa científica.
 
Quatro tipos de atividades integram a programação da Semana em Minas: painéis temáticos (com um apresentador e duração de 1h); mesas redondas (três apresentadores e 1h30 de duração); chamada para vídeos (lives com apresentadores explicando os trabalhos postados na página do evento); além de seminários e oficinas sobre inteligência artificial. Ao todo, o CEFET-MG participa em 13 atividades nos quatro formatos.
 
No dia 19 (segunda), 10h, Cristiana Guimarães Alves participa da mesa redonda “O papel da divulgação científica na pandemia”; às 11h30, Igor Morici convida para exibição do vídeo “Trabalho ou emprego: uma discussão filosófica sobre o que está em jogo na Educação Profissional do CEFET-MG”; 16h30, do campus Divinópolis, Larissa Adriano convida para o vídeo “Equipamento eletrônico na triagem da baixa acuidade visual em pré-escolares”.
 
No dia 20 (terça), 9h, Paulo Henrique Cruz (campus Varginha) apresenta o painel “Robótica Educacional: ferramenta de interdisciplinaridade do conhecimento acadêmico”; 11h30, Valéria Justino (campus Varginha) convida para o vídeo “Utilização de resíduos para produção de tijolos ecológicos”; 16h, o painel “Oficina de Ideias: ambientes colaborativos no CEFET-MG” será apresentado por Fabiana Alves e Cláudia França.
 
Quarta (21), 14h30, acontece o painel “Ciência x Opinião: da banalização ao perigo”, com Leonardo Gabriel; na sequência, 16h30, Joana Coelho convida para o vídeo “Análise intersemiótica das ilustrações de Doré Dali para o romance Dom Quixote.”
 
Quatro ações do CEFET-MG integram a quinta (22): 9h, Sandro Renato Dias realiza com colegas da Fiocruz “Oficinas sobre inteligência artificial” (exclusiva para estudantes cadastrados previamente); 16h30, Priscila Ferreira (campus Nepomuceno) convida para o vídeo “Tecnologia Verde”; às 16h50, Eduarda Pena chama para a exibição de “Considerações sobre o filme Dom Quixote de Orson Welles”; 18h, em parceria com o Museu das Minas e do Metal (Gerdau), acontece a mesa redonda “A inteligência artificial: as máquinas estão no comando”, com participação de Flávio Cardeal.
 
No último dia de atividades, sexta (23), “Aproveitamento da água das chuvas” é tema de painel, que será apresentado às 16h por Lineker Coelho.
 
Além do CEFET-MG, participam da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no estado Fiocruz Minas, SBPC regional MG, UFMG, UFU, UFTM, UFV, UFSJ, UFJF e IFMG. E, como a ideia é ampliar as discussões para além da academia, também estiveram envolvidas escolas públicas (EMEI Venda Nova e Serra Verde, EM Zilda Arns, EE Maria Muzzi), instituições particulares (Colégio Santa Maria, ModalEduca), movimentos estudantis (UEE, UBES, ANPG), sindicatos (Sindifes, Sinasefe, APUBH, Sind-Rede/BH) que representam instituições de ensino, além do Museu da Gerdau.
 
 
Participe:
A 17ª Semana C&T será on-line e transmita no canal Ciência de Minas Gerais;
Confira a programação completa.
 
 
O que é Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) é um ramo de pesquisa da ciência da computação que busca, por meio de símbolos computacionais, construir mecanismos e/ou dispositivos que simulem a capacidade do ser humano de pensar, resolver problemas, ou seja, de ser inteligente. A IA está presente em diversas aplicações atuais, como reconhecimento facial, varejo, robôs, análise de crédito, saúde, financeira, jurídica, indústria, entre outras.

Veja também: Inscrições para curso de Engenharia Civil do CEFET vão até 24 de outubro


whatsapp varginha digital noticias

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Veja também

Siga-nos nas Redes Sociais

Novos Caminhos: plataforma oferecerá curso de especialização para professores
logo varginha digital

Varginha Digital
Notícias de Varginha e região direto no seu celular.
Informação com credibilidade, Varginha em um clique!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome