Concurso da Polícia Militar: saiba como fazer inscrição para curso de Formação de Soldados

A remuneração básica inicial do Concurso da Polícia Militar, para o curso de Formação de Soldados, é de R$ 4.360,83.

O edital para o Concurso da Polícia Militar de Minas Gerais foi publicado. A inscrições para o curso de Formação de Soldados estão abertas e devem ser feitas pela internet entre os dias 1 a 30 de março de 2023.

Publicidade

São 2.821 vagas, sendo 283 para o sexo feminino, com remuneração básica inicial para o Soldado de 2ª Classe de R$ 4.360,83. Após a formatura, a carga horária semanal de trabalho será de 40 (quarenta) horas.

Requisitos e condições para participação no Concurso da Polícia Militar são:

a) ser brasileiro(a);
b) ter nível superior em qualquer área;
c) estar quite com as obrigações eleitorais e militares;
d) ter entre 18 (dezoito) e 30 (trinta) anos de idade;
e) ter Carteira Nacional de Habilitação válida, no mínimo na categoria “B”;
f) possuir idoneidade moral;
g) ter altura mínima de 1,60m (um metro e sessenta centímetros);
h) ter sanidade física e mental;
i) ter aptidão física;
j) ser aprovado em avaliação psicológica;
k) não apresentar, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por
seu significado, incompatível com o exercício das atividades de policial militar.

Descrição das atribuições do cargo

O discente do Curso de Formação de Soldados (Soldado 2ª Classe): exercer atividade estudantil, em regime de dedicação integral, e demais atividades internas e externas atreladas à sua formação, durante o período de duração do CFSd, conforme normas em vigor e regulamentos da EFSd/APM, dentre outras.

Soldado de 1ª Classe da PMMG

Atividades Operacionais: atender ocorrências; realizar abordagens de indivíduos e de veículos em atitudes suspeitas; realizar policiamento ostensivo; realizar policiamento preventivo; realizar policiamento repressivo; efetuar prisão em flagrante; executar operações policiais; cumprir mandados judiciais (busca e apreensão, foragido, prisão, etc); dentre outras.

Atividades Administrativas: confeccionar relatórios; participar de solenidades cívico-militares; ministrar palestras e/ou treinamentos; participar de treinamentos; dentre outras.

Publicidade

Como funciona o curso de formação de soldados

O curso terá previsão de duração de nove meses, em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

O CFSd será desenvolvido em curso que habilite ao exercício das atividades inerentes à graduação de Soldado e funcionará na Escola de Formação de Soldados (EFSd) da Academia de Polícia Militar (APM) em Belo Horizonte e nas Companhias de Ensino e Treinamento (Cia E T) das respectivas RPM.

O Soldado 2ª Classe fará jus, durante o período do curso, à remuneração, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica, conforme legislação em vigor.

Após o curso o Soldado de 2ª Classe será promovido a Soldado de 1ª Classe do QP-PM, segundo a ordem de classificação no respectivo curso. O militar poderá ser transferido, de acordo com a necessidade, para quaisquer cidades pertencentes à Região de Polícia Militar.

Publicidade

O edital completo do Concurso da Polícia Militar pode ser acessado aqui.

Veja mais notícias no Varginha Digital