Concurso da Polícia Militar de MG está com inscrições abertas

Os interessados têm até o dia 30/03 para garantir participação no concurso da Polícia Militar de MG.

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) está com inscrições abertas para concurso com 2.821 vagas de soldados (283 para o sexo feminino). Os interessados têm até o dia 30 de março de 2023 para garantir a participação no concurso para Curso de Formação de Soldados. As provas serão realizadas a partir do dia 7/5. O início das formações está previsto ainda para este ano.

Publicidade

Importante valorizar o Governo de Minas, que autorizou a abertura de mais de 2,8 mil vagas neste concurso como também a manutenção de vagas semelhantes para os próximos quatro anos, o que favorece a prestação de serviços da Polícia Militar“, destaca o tenente-coronel Flávio Santiago, chefe do Centro de Jornalismo Policial da PMMG.

Reforço  

Com a abertura deste concurso, o Governo de Minas reitera o compromisso já firmado de abrir pelo menos 10.268 vagas para novos policiais militares nesta gestão. Deste total, 3.250 serão somadas ao efetivo já em 2023.

O nosso reconhecimento vai além do reforço tecnológico. O reforço humano da atividade policial é central. Conseguimos integrar mais de 4 mil agentes no último mandato e temos o compromisso de garantir a reposição do efetivo ao longo de cada ano. São concursos contínuos, como sempre deveriam ter acontecido”, reforçou o vice-governador, Professor Mateus.

O concurso para a Polícia Militar será realizado em três etapas: Prova de Conhecimentos (objetiva); Avaliações Psicológicas e Exames de Saúde e Avaliação Física Militar (AFM).

Publicidade

Requisitos para o Curso de Formação e Soldados:

  • ser brasileiro (a);
  • ter nível superior de escolaridade;
  • estar quite com as obrigações eleitorais e militares;
  • ter entre 18 e 30 anos de idade;
  • ter Carteira Nacional de Habilitação válida, no mínimo na categoria “B”;
  • possuir idoneidade moral;
  • ter altura mínima de 1,60m (um metro e sessenta centímetros);
  • ter sanidade física e mental;
  • ter aptidão física;
  • ser aprovado em avaliação psicológica;
  • não apresentar, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades de policial militar.

Santiago lembra que o Curso de Formação de Soldados possui grade multidisciplinar, com matérias ligadas à psicologia comportamental, direito, administração e também uma formação muito moderna em relação à atividade policial militar.

Servir e proteger a sociedade demanda realmente um curso muito robusto e que tenha matérias interdisciplinares para que nós possamos prestar um serviço de qualidade. Estamos à disposição para tirar dúvidas no Centro de Recrutamento e Seleção“, disse.    

O tenente-coronel ressalta ainda que a carreira militar traz orgulho aos profissionais pelo fato de ser uma profissão que resguarda vidas e direitos, além da proteção do patrimônio público e privado.  

Publicidade

O último concurso da PMMG foi realizado em 2021, sendo a formação iniciada e concluída em 2022. Atualmente, a corporação conta com cerca de 38 mil policiais.

Outros concursos

A PMMG adianta, ainda, prazos para concursos já previstos para o primeiro semestre:

Curso de Formação de Oficiais

Inscrição: 3/4/2023 a 3/5/2023  

Publicidade

Vagas: 180 (18 para o público feminino)

Mais informações neste link.

Quadro de Oficiais da Saúde

Inscrição:  20/3/2023 a 19/4/2023

Vagas:  60

Publicidade

Mais informações neste link

Curso de Formação de Soldados do Quadro de Praças Especialistas 

Inscrição: 20/3/2023 a 19/4/2023

Vagas: 109

Mais informações neste link.

Fonte: Agência Minas