Últimos dias para se inscrever no Concurso Nacional de Redação, Desenho e Vídeo sobre segurança no uso da eletricidade 

O Concurso Nacional de Redação, Desenho e Vídeo é uma iniciativa é uma parceria da Cemig e Abracopel e vai premiar alunos e professores de escolas públicas e particulares de Minas Gerais.

Termina, no dia 31 de julho, o prazo das inscrições para a 12ª edição do Concurso Nacional de Redação, Desenho e Vídeo, da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). A Cemig é parceira e patrocinadora deste projeto, que busca incentivar a participação de crianças, adolescentes e professores no desenvolvimento e disseminação dos conceitos de segurança no uso da eletricidade, engajando toda a comunidade para a prevenção de acidentes desta natureza.     

Publicidade

Nesta edição, o tema das produções será “Eletricidade com Segurança“. Podem participar alunos regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas, nas categorias: desenho (de 6 a 10 anos), redação (de 11 a 15 anos) e vídeo (de 16 a 18 anos). Serão classificados 20 alunos em cada categoria, e os primeiros colocados em cada uma delas (aluno e professor orientador) recebem um tablet, troféu e certificado. As inscrições podem ser feitas pelos Correios ou pelo site www.abracopel.org/concurso 

O gerente de Segurança do Trabalho da Cemig, Lauro Fernando Ribeiro , afirma que a segurança no uso da energia elétrica é um valor inegociável para a Cemig e a parceria com a Associação contribui para inserir esse valor junto à população. “O sucesso desta iniciativa está na capacidade de mobilizar crianças e jovens para que conheçam os riscos e controle dos riscos associados ao uso da energia elétrica, de modo a garantir um futuro sem acidentes e os reflexos sociais que eles acarretam”, avalia o gerente.

A edição do ano passado registrou um total de 14.954 inscritos de 416 escolas, 174 cidades, 18 estados e todas as regiões do país, alcançando mais de 200 mil pessoas. Animado com esse resultado, o diretor Executivo da Abracopel, Edson Martinho, lançou um novo desafio. “Em 2023 a Abracopel completa 18 anos de existência, e para celebrar essa data, nossa meta é alcançar 25 mil inscrições no concurso, ampliando o debate sobre este tema tão importante para a preservação da vida”. 

A Cemig é a única distribuidora de energia que participou de todas as suas edições, e os alunos das escolas mineiras têm se destacado em todas as categorias. Das quase 15 mil inscrições nacionais realizadas em 2022, cerca de 10 mil foram na área de concessão da distribuidora. Na etapa regional Cemig, foram premiados alunos das cidades de Barroso, Nova Serrana, Baependi, Itumirim e Natércia.

O concurso atende a três objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU): saúde e bem-estar, educação de qualidade e energia acessível e limpa.

Publicidade