Curso de Pós-graduação Ead em Sistemas Fotovoltaicos está com inscrições abertas

Publicidade

O curso de Pós-graduação lato sensu Ead em sistemas fotovoltaicos está com inscrições abertas na UFMG e no Cefet-MG.

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) estão com inscrições abertas para a sétima edição do curso de pós-graduação lato sensu a distância em Sistemas fotovoltaicos isolados e conectados à rede elétrica.

O curso é desenvolvido por professores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). Seu objetivo é formar profissionais autônomos, capazes de realizar o projeto e a execução de sistemas fotovoltaicos, tanto conectados quanto isolados da rede elétrica.

Publicidade

Os sistemas fotovoltaicos são uma forma de gerar energia elétrica a partir da luz solar, usando células fotovoltaicas que convertem a radiação em eletricidade. Alguns dos benefícios dos sistemas fotovoltaicos são:

  • Economia na conta de luz: ao gerar a própria energia, você pode reduzir os custos com a tarifa elétrica e evitar as variações das bandeiras tarifárias;
  • Retorno do investimento: o sistema fotovoltaico tem um custo inicial, mas pode se pagar em alguns anos com a economia na conta de luz. O tempo de retorno varia de acordo com o consumo, a localização e o tamanho do sistema;
  • Contribuição sustentável: a energia solar é uma fonte limpa, renovável e inesgotável, que não emite gases poluentes nem contribui para o aquecimento global. Além disso, a energia solar diversifica a matriz energética do país, reduzindo a dependência das hidrelétricas;
  • Valorização do imóvel: o sistema fotovoltaico agrega valor ao imóvel, pois representa uma vantagem competitiva no mercado imobiliário. Os compradores podem se interessar por uma propriedade que já tenha uma fonte de energia própria e econômica;
  • Geração de empregos: a energia solar também gera benefícios sociais, pois cria oportunidades de trabalho na instalação, manutenção e comercialização dos sistemas fotovoltaicos. Estima-se que a cada megawatt instalado, são gerados 25 empregos diretos e indiretos.

As oportunidades são para os graduados em Engenharia, Administração e áreas afins poderão se candidatar às 100 vagas oferecidas na pós-graduação a distância, que terá carga horária de 465 horas-aula e será realizada totalmente na modalidade a distância. As atividades didáticas acontecerão entre 1º de abril de 2024 e 31 de março de 2025.

O curso é pago e o investimento é de R$ 5.280,00 (a vista) ou 12 x R$ 500,00. As inscrições deverão ser feitas até às 23h59 do dia 10 de março, no portal EAD da UFV. Mais informações poderão ser obtidas na Página do Curso e ainda pelo e-mail gesep@ufv.br.

Publicidade