Inscrições para Cursos Técnicos Gratuitos do Trilhas de Futuro terminam hoje

Publicidade

São 50 mil vagas em todo estado com início das aulas em 2024. Os Cursos Técnicos do Trilhas de Futuro são gratuitos e possuem ajuda de custo.

Interessados em participar da 4ª edição do Trilhas de Futuro têm até esta quinta-feira (23/11) para realizar as inscrições. A iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), oferta cursos técnicos gratuitos em todo o estado.

São cerca de 50 mil vagas em diversos municípios de Minas Gerais para cursos como metalurgia, enfermagem, administração, modelagem de vestuário, farmácia, radiologia, saúde bucal, segurança do trabalho, entre outros. As inscrições devem ser realizadas por meio do site do Trilhas de Futuro.

Publicidade

Nesta quarta edição, foram credenciadas 306 instituições de ensino profissional, localizadas em 139 municípios distintos e 89 opções de cursos.

Dentre as novidades estão sendo oferecidos 11 novos cursos: comércio, dança, técnico em reabilitação de dependentes químicos, desenho de construção civil, design de moda, instrumentação industrial, manutenção de máquinas pesadas, necropsia, paisagismo, telecomunicações e trânsito.

Os cursos também estão disponíveis em 13 novos municípios: Almenara, Carmésia, Carmo do Paranaíba, Comercinho, Espinosa, Gouveia, Itapagipe, Jaíba, Lagoa Grande, Ponte Nova, Ribeirão Das Neves, Rio Pardo De Minas e Sabará.

Os interessados nos cursos devem conferir as oportunidades disponíveis no catálogo de cursos (veja no final deste texto), no qual constam todas as informações sobre região e os cursos, que são presenciais. Além disso, todo material didático necessário é disponibilizado gratuitamente.

Publicidade

Em Varginha os cursos estão disponíveis no Senai e no Senac Veja o link: Senac abre vagas em cursos técnicos gratuitos em Varginha, Alfenas e outras cidades do Sul de Minas.

Oportunidades

Criado para disponibilizar oportunidades, sobretudo para jovens recém-saídos no ensino médio, e que buscam os primeiros incentivos para a vida profissional, nesta edição qualquer pessoa interessada pode inscrever-se nos cursos. Para estudantes que ainda estão no ensino médio, é necessário estar cursando o segundo ano a partir do início de 2024.

Como ressalta Kellen Senra, subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, os selecionados pelo programa também são contemplados com  o benefício de R$ 20 por dia, transferido ao estudante de acordo com a frequência registrada e apurada pela instituição.

Publicidade

Encerrando as inscrições nesta quinta-feira (23/11), as aulas começam em março de 2024. Lembrando que o estudante que participa do Trilhas de Futuro, além do investimento profissional no curso técnico, também recebe seu auxílio para suporte nas questões de transporte e alimentação”, diz.

Lançado pela SEE/MG em 2021, o projeto recebeu cerca de R$ 1 bilhão para a capacitação de cerca de 30 mil mineiros formados até hoje, expandindo oportunidades sobretudo para jovens recém-saídos no ensino médio, e que buscam os primeiros incentivos para a vida profissional.

Mercado de trabalho

Além de oferecer os cursos profissionalizantes, o Governo de Minas ainda ajuda os egressos a adentrar no mercado de trabalho ao concluir a formação. Por meio do programa Um Milhão de Oportunidade de Futuro, do Unicef, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação.

O Trilhas de Futuro é uma oportunidade muito importante para os jovens e adultos que desejam ingressar em uma formação técnica profissional. Os cursos estão em consonância com as novas tecnologias e demandas do mercado de trabalho atual, com cursos variados e bem estruturados”, ressalta a coordenadora da Educação Profissional da SEE/MG, Amanda Barboza.

Publicidade

Além disso, ao término da formação, oportunizamos, por meio da parceria entre o Trilhas de Futuro e o Unicef, que esses alunos já saiam empregados. É uma chance única para todos aqueles que sonham com um bom futuro”, conclui.

LINKS IMPORTANTES:

Você também pode se interessar por:

Publicidade