Inscrições para cursos Técnicos e Superiores gratuitos do IFSULDEMINAS terminam amanhã

Publicidade

O IFSULDEMINAS está com Processo Seletivo aberto para o 2º semestre de 2023. As inscrições para os cursos Técnicos e Superiores gratuitos terminam nesta quarta-feira (17).

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2023/2º semestre, para os cursos Técnicos e Superiores gratuitos.

Ao todo, serão 845 vagas ofertadas em 6 cursos técnicos e 3 superiores, distribuídos nas cidades de Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho e Poços de Caldas. Também serão ofertados cursos na UFLA, em uma parceria inédita entre a universidade, o IFSULDEMINAS e a Prefeitura de Lavras.

Publicidade

Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio em
Administração (Machado, Muzambinho, Poços de Caldas e Lavras)
Agropecuária (Muzambinho e Lavras)
Alimentos (Carmo de Minas)
Contabilidade (Muzambinho)
Informática para Internet (Lavras)
Segurança do Trabalho (Muzambinho e Lavras)
Cursos Superiores
Tecnologia em Cafeicultura (Muzambinho)
Licenciatura em Letras – Português (EAD – pelo Campus Poços de Caldas)
Licenciatura em Pedagogia e EPT (EAD – pelo Campus Inconfidentes)

O período de inscrição é de 17 de abril a 17 de maio. Será cobrada taxa de inscrição para o processo seletivo dos cursos superiores, no valor de R$ 40,00 para quem optar pela realização da prova ou por usar a nota do Enem. Entretanto, há a possibilidade da inscrição ser gratuita, desde que o candidato atenda aos requisitos apresentados no edital e faça a solicitação ao IFSULDEMINAS. Para todos os cursos subsequentes, não haverá cobrança da taxa de inscrição.

Ações afirmativas

Desde a publicação da Lei 12.711/2012, o IFSULDEMINAS adota a política de ações afirmativas em seus processos seletivos. As ações afirmativas são políticas sociais de combate a discriminações étnicas, raciais, religiosas, de gênero ou de casta, para promover a participação de minorias no processo político, no acesso à educação, saúde, emprego, bens materiais, entre outros.

Sendo assim, metade das vagas deste processo seletivo são exclusivas para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas; a outra metade é destinada à ampla concorrência, ou seja, qualquer pessoa, independentemente da condição socioeconômica, pode se inscrever para concorrer a uma dessas vagas. Além disso, 5% das vagas de ampla concorrência são reservadas para candidatos com deficiências comprovadas por laudo (PcD Geral).

Publicidade

Para mais informações sobre o processo seletivo 2023/2º semestre, como formas de ingresso, reserva de vaga para pessoas com deficiência (pcd geral), provas, entre outros, acesse o edital abaixo.

CONFIRA OS EDITAIS ABAIXO

Edital Cursos Superiores

Edital Cursos Técnicos Subsequentes

Publicidade

Edital Cursos Técnicos UFLA

Veja também

Publicidade