Hack Town acontece em Santa Rita do Sapucaí com testes de rede 5G e shows gratuitos

hack town 2019

O Hack Town é um dos maiores eventos de tecnologia do Brasil, o Festival acontece em Santa Rita do Sapucaí (MG) até o próximo domingo, com quase 600 atividades na programação.

A abertura oficial do Hack Town foi realizada no início da noite desta quinta-feira (5) em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais.

O festival de inovação, que reúne quase 600 atividades entre palestras, workshops e shows musicais, vai até o próximo domingo (8) e teve os 6 mil ingressos esgotados.

O evento de abertura foi realizado no teatro do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), onde acontecem diversas atividades do festival. E o destaque do primeiro dia do festival foi justamente um evento paralelo realizado pelo instituto em parceria com empresas privadas para o lançamento de uma rede 5G na cidade.

Foto: Leonardo Vilela / EPTV

A rede de telefonia móvel de 5ª geração, com velocidade muito superior às redes 4G atuais, foi lançada com aprovação do Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em caráter de testes, tornando Santa Rita do Sapucaí o segundo município do Brasil a contar com o 5G – Florianópolis recebeu o primeiro projeto-piloto no final de junho deste ano.

Hoje o lançamento de uma rede ativa em Santa Rita traz para os nossos alunos a possibilidade de desenvolver soluções que se adaptem à rede e consequentemente possam trazer para o mundo de telecomunicações a conexão com as coisas, que é o que o pessoal chama de internet das coisas”, afirma o diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins.

O lançamento foi realizado oficialmente no final da manhã, com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que discursou brevemente sobre políticas de estado e depois visitou uma casa montada especialmente para o lançamento da rede. Depois almoçou na cidade e seguiu para outros compromissos políticos.

zema hack town
Governador Romeu Zema participa da abertura do Hack Town 2019 em Santa Rita do Sapucaí — Foto: Régis Melo / G1

Características da rede 5G

A rede de testes 5G em Santa Rita do Sapucaí vai funcionar no Inatel em parceria com a TIM, empresa de telefonia móvel, e com a Ericsson, que atua com equipamentos de telecomunicações.

A rede opera em frequência de 3.5 Ghz e tem como características principalmente a busca pela alta velocidade, com uma resposta muito rápida (mínima taxa de latência) e a possibilidade de aplicação em internet das coisas e indústria 4.0.

Além disso, pesquisas desenvolvidas no Inatel buscam o desenvolvimento de um quarto ponto, que é o 5G de longo alcance. O objetivo é contemplar principalmente áreas rurais ou com baixa densidade demográfica.

As pesquisas desenvolvidas no Inatel colaboraram ativamente para o desenvolvimento do padrão mundial do 5G. O Centro de Referência em Radiocomunicação (CRR) do instituto trabalha em parceria com outros laboratórios e com empresas privadas e de telefonia para o incremento da rede, o que colaborou para o lançamento que vai ser realizado nesta quinta-feira.

A gente já trabalha com o 5G desde 2015, tivemos a oportunidade de oferecer para o Brasil uma tecnologia bem interessante que se chama 5G de long range, que é o 5G para cobrir áreas de baixa densidade demográfica e pode ter usos muito interessantes principalmente para as pequenas cidades, áreas ‘agriculturáveis’, com agronegócio, para as regiões onde você tem extração de minério”, explica o diretor.

Hack Town

O festival continua nesta sexta-feira e vai até domingo, com até 38 eventos acontecendo simultaneamente em diversos centros de atividade em Santa Rita do Sapucaí.

A programação completa está disponível no site oficial do evento, que tem ingressos esgotados, mas muitas atividades abertas ao público, com destaque para o festival musical, que acontece em um palco no Centro da cidade.

Entre os sexta-feira (6) e sábado (7), há 14 shows gratuitos, com destaque para Supercombo, que encerra a programação de sexta, às 20h45, com músicas como “Amianto”, “Bonsai” e “Sol da Manhã”.

No sábado, os destaques são Plutão Já Foi Planeta, que sobe ao palco às 17h45 com músicas como “O ficar e o ir da gente” e “Você não é mais planeta”. Mais tarde, às 20h45, quem encerra a noite de shows é a banda Scalene, com “Amanheceu” e “Entrelaços”. O palco está montado em frente ao Hotel Tadini. A programação está disponível online.

Com informações do site G1 Sul de Minas

Voltar para a Página Inicial | Curta o Varginha Digital no Facebook

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome