ACIV alerta MEIs sobre prazo para regularização de dívidas até 31 de outubro

Mei Simples

Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP): prazo para regularização de dívidas termina hoje.

A Associação Comercial de Varginha (ACIV) está alertando os microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) sobre a necessidade de regularizarem suas dívidas com a Receita Federal até dia 31 de outubro para evitar a exclusão do regime Simples Nacional. A Receita já notificou mais de 1,8 milhão de devedores em todo o país, sendo mais de 1,1 milhão de MEIs, com um total de R$ 26,7 bilhões em dívidas pendentes de regularização.

Publicidade

Em Varginha, o número de MEIs ativos já ultrapassa os 9.000, e muitos ainda precisam resolver suas pendências fiscais para evitar avaliações futuras. O presidente da ACIV, SEHAV e Abrasel no Sul de Minas, André Yuki, destacou as opções de negociação disponíveis para esses empreendedores. “Os MEIs podem regularizar suas dívidas tanto com pagamento à vista quanto por meio de parcelamento. A ACIV, como ponto de atendimento do SEBRAE, está à disposição para auxiliar os empreendedores nesse processo, oferecendo orientação e suporte para evitar que sejam excluídos do Simples Nacional”, afirma Yuki.

Aqueles que foram notificados têm até 30 dias, a contar da ciência do Termo de Exclusão, para regularizar a totalidade de seus subsídios e evitar a exclusão do regime, que passaria a valer a partir de 1º de janeiro de 2025. Mais informações sobre o processo de regularização e contestação de subsídios estão disponíveis no site oficial da Receita Federal.

Impactos da exclusão do Simples Nacional

A exclusão do Simples Nacional pode trazer sérias consequências para os MEIs e empresas de pequeno porte, como o aumento significativo da carga tributária, uma vez que os tributos passarão a ser calculados de acordo com regimes mais complexos e com alíquotas mais elevadas. Além disso, as empresas podem perder o direito a benefícios fiscais, dificultando o fluxo de caixa e o acesso às linhas de crédito. Por isso, a regularização é fundamental para que os empreendedores iniciem a saúde financeira de seus negócios e continuem desfrutando das vantagens oferecidas pelo Simples Nacional.

Para dúvidas e orientações, a ACIV reforça que os MEIs e demais podem procurar o ponto de atendimento do SEBRAE, localizado na sede da ACIV, onde uma equipe especializada estará pronta para ajudar.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui