Sebrae Minas e Prefeitura de Varginha lançam plano estratégico com foco no café

Publicidade

O objetivo do plano estratégico é reunir empresas, instituições e lideranças locais ligadas ao café para constituir uma inteligência colaborativa para ampliar a competitividade empresarial no município e na região.

Uma parceria Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e o Sebrae Minas, vai identificar as potencialidades de crescimento econômico local a partir dos setores logístico e de produção e comercialização do café. O plano estratégico será lançado nesta terça-feira, 9, às 16h, na Agência de Atendimento do Sebrae Minas.

O objetivo do trabalho é reunir empresas, instituições e lideranças locais e alinhar estratégias, a fim de constituir uma inteligência colaborativa para ampliar a competitividade empresarial no município e na região.

Varginha vende 25 milhões de sacas de café por ano e tem capacidade de armazenamento estático para 10 milhões de sacas. O Porto Seco exportou, em 2020, 700 mil sacas de café. Grandes players do mercado mundial, como Stockler (Grupo NKG), Louis Dreyfus, Volcafé, entre outros, estão presentes em Varginha. 

“O município deve ser o protagonista na construção de políticas públicas que estimulem o desenvolvimento econômico local. E instituições como o Sebrae apoiam estas iniciativas com ferramentas que permitem explorar a vocação e o potencial da cidade”, destaca o analista do Sebrae Minas, Francisco Corrêa.

Publicidade

O prefeito de Varginha, Vérdi Melo, ressalta que “a implementação do plano estratégico está em sinergia com o projeto de governo, com metas para fomentar a economia, gerando emprego e renda”.

O desenvolvimento econômico territorial é uma das frentes de atuação do Sebrae Minas. Somente neste ano, a instituição vai apoiar 300 cidades mineiras na elaboração de seus Planos Municipais de Desenvolvimento Econômico.

No mesmo horário, tomarão posse os membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Varginha, instituído, recentemente, como parte das ações previstas no plano estratégico.

Como foi criado o planejamento estratégico

O Planejamento Estratégico de Varginha foi realizado a partir da Metodologia Foresight, já consolidada em nível internacional, que antecipa um cenário macroeconômico para os anos de 2022 a 2025. Esta abordagem produz conhecimentos a partir do passado e do presente, para fornecer dados e informações estratégicas que possam contribuir para os empreendedores não apenas manterem seus negócios, mas buscar oportunidades para crescerem.

A construção do planejamento foi realizada pelo consultor internacional em estratégia para municípios, Emílio Beltrami, graduado em Ciência Política Internacional, mestre em Desenvolvimento Econômico Territorial pela Universidade Católica de Milão (Itália) e, atualmente, consultor das Nações Unidas em temas relacionados a sustentabilidade.

“Tivemos 106 participantes na construção conjunta do planejamento com diversas reuniões online e atividades práticas nas empresas locais, além de um diálogo constante com os atores presentes no território”, explica Beltrami.

Programa DEL Sebrae Minas

O Sebrae Minas é o principal parceiro dos municípios na criação de ambientes favoráveis ao desenvolvimento econômico. Por meio da metodologia DEL (Desenvolvimento Econômico Local), da inteligência de dados reunida no Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local (ISDEL) e do Programa Cidade Empreendedora, a instituição auxilia governos, entidades e lideranças locais na estruturação de políticas públicas e iniciativas com foco no empreendedorismo e no progresso.

SERVIÇO

Lançamento do Planejamento Estratégico de Varginha
Data: 9 de agosto (terça-feira)
Horário: 16h
Local: Agência de Atendimento do Sebrae – Praça Dr. Naylor Salles Gontijo, 160 – Vila Pinto

Veja mais notícias no Varginha Digital

Receba as notícias no seu e-mail

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui