Última chance: Inscrições para o Encceja 2023 terminam nesta sexta

O Encceja é o exame que certifica jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade apropriada. Veja como se inscrever na edição de 2023.

As inscrições para o Exame Nacional de Qualificação de Jovens e Adultos 2023 (Encceja) terminam nesta sexta, 2 de junho. Os interessados ​​devem se cadastrar no portal do Encceja.

Publicidade

 O prazo também vale para as solicitações de atendimento especializado e de tratamento por nome social. Interessados devem se inscrever pelo Sistema Encceja

O teste – voluntário e gratuito – serve para certificar jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. Alunos com mais de 15 anos recebem uma Qualificação de Escola Primária. Para o ensino médio, você deve ter pelo menos 18 anos de idade. Este certificado equivale a um diploma de conclusão dessas etapas de ensino.

O participante que faltou à prova para a qual se inscreveu na edição 2022 e não justificou sua ausência ou teve a solicitação de justificativa reprovada deverá ressarcir o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) no valor de R$ 40 caso queira participar este ano. O pagamento deve ser feito por meio de boleto, gerado no sistema de inscrição. 

Ao se inscrever, o participante deve indicar a unidade da federação e o município onde deseja fazer as provas, além do nível de ensino para o qual deseja a certificação (fundamental ou médio) e as áreas de conhecimento em que quer ser avaliado. As provas, tanto para o ensino fundamental quanto para o médio, serão aplicadas no dia 27 de agosto. 

Novidades do Encceja 2023 

Publicidade

Este ano, o exame conta com novidades como inclusão da opção de cartão-resposta ampliado no sistema de inscrição para quem tem deficiência visual e correção diferenciada da redação para pessoas com transtorno do espectro autista. Participantes travestis, transexuais ou transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal não precisarão enviar documentação comprobatória.

Veja o calendário para o Encceja 2023:

Período de inscrição: 22 de maio a 2 de junho
Data da prova: 27 de agosto
Anúncio de feedback: 11 de setembro
Resultado: 22 de dezembro

Provas

Publicidade

O Encceja consiste em quatro testes objetivos, cada um com 30 questões de múltipla escolha. O teste também inclui uma redação de até 30 linhas. O modelo é uma redação dissertativa-argumentativa, a mesma do exame do ensino fundamental (Enem).

Os exames para o Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental são:

  • Ciências da natureza
  • Matemática
  • Português, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Redação
  • História e Geografia

Os exames para o Certificado de Conclusão do Ensino Médio são:

  • Ciências da natureza e suas tecnologias
  • Matemática e suas tecnologias
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação
  • Ciências humanas e suas tecnologias

Para receber o certificado, os participantes devem tirar no mínimo 100 pontos em cada prova, em uma escala de 60 a 180. Na redação, a pontuação deve ser igual ou superior a 5.

Essas áreas do conhecimento foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s).

Publicidade

Para se preparar para o exame, o Inep disponibiliza em sua página na internet o material didático pedagógico de apoio aos participantes e professores que é composto por um volume introdutório, quatro volumes de orientações aos professores e oito volumes de orientações para o estudante (quatro para o ensino fundamental e quatro para o ensino médio).

A Matriz de Competências e Habilidades, também disponível na página eletrônica do Inep, possui 30 habilidades e continua subsidiando o estudo individual. As competências do sujeito são eixos cognitivos que referem-se, também, ao domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, enfrentamento e resolução de situações-problema, capacidade de argumentação e elaboração de propostas. Dessas interações resultam, em cada área, habilidades que são avaliadas por meio das 30 questões objetivas (múltipla escolha) e pela produção de um texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política (redação).

Todos aqueles que tenham realizado o Encceja Nacional em anos anteriores e não obtiveram média para aprovação na área de conhecimento, poderão inscrever-se novamente no Exame para eliminação do componente curricular desejado, caso tenham interesse.

Para mais informações sobre o exame, acesse a página do Inep.

Veja também: Cronograma de aplicação das provas do Encceja 2023 é atualizado

Publicidade

Com informações de Agência Brasil