Enem 2022: começa o prazo para pedir isenção da taxa de inscrição

Publicidade

O pedido de isenção da taxa do Enem 2022 deve ser feita pela internet.

Começou o prazo para pedir a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. O pedido pode ser feito até o dia 15 de abril, pela Página do Participante. A taxa de inscrição da última edição do exame foi R$ 85.

Também até o dia 15 de abril o prazo do pedido de isenção para os estudantes isentos no Enem 2021 que por algum motivo faltaram no dia da prova e que querem fazer o Enem 2022 gratuitamente. Importante lembrar que esses estudantes devem também enviar documentos que justifiquem a falta. 

Os resultados, tanto da justificativa de ausência quanto da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022, serão divulgados no dia 22 de abril, na Página do Participante.

Os estudantes que tiverem o pedido negado podem recorrer entre os dias 25 e 29 de abril.  O resultado dos recursos será divulgado no dia 6 de maio. 

Publicidade

O pedido de isenção não garante a participação no exame, para isso é preciso ainda fazer a inscrição no Enem 2022. Os estudantes devem ficar atentos ao cronograma do exame, que será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).  

Quem tem direito à isenção

Têm direito de fazer o exame gratuitamente, pelas regras do Enem, os participantes que estão cursando a última série do ensino médio em escolas públicas.

Também podem pedir isenção quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou que sejam bolsistas integrais em escolas particulares. Os candidatos precisam ter, ainda, renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.818 por pessoa.

Têm direito ainda à isenção os participantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Nesse caso, os interessados deverão informar o  Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

Como funciona a justificativa

Quem teve a isenção aprovada no Enem 2021 e fez a prova precisa justifica a falta para conseguir a isenção de novo. Por isso é preciso enviar documentação que comprove o motivo da ausência. Todos os documentos devem estar datados e assinados e não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis.

A lista com os documentos aceitos está no edital publicado no Diário Oficial da União, entre eles atestados médicos e boletins de ocorrência. Somente serão aceitos documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 MB.

O Enem 2022 será nos dias 13 e 20 de novembro. As notas do Enem podem ser usadas para ingressar no ensino superior, em universidades públicas e privadas e para participar de programas federais, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


Veja mais notícias no Varginha Digital

Siga-nos no Google News

Participe dos Grupos do WhatsApp e receba as novidades!

Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Siga o Varginha Digital no

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui