IFSULDEMINAS está com inscrições abertas em 8 cursos de Pós-Graduação Gratuita

As inscrições para ingresso na Pós-graduação gratuita do IFSULDEMINAS no 2º semestre de 2022 estão abertas. Veja como se inscrever.

Publicidade

Os cursos de Pós Graduação disponibilizados pelo IFSULDEMINAS são gratuitos em várias cidades do sul de Minas, sendo alguns a distância e outros presenciais, confira.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) está com inscrições abertas para os processos seletivos de ingresso nos cursos de Pós-Graduação Lato sensu, a distância, semipresencial e presencial, ofertadas pelos campi de forma gratuita.

Há vários cursos abertos nos polos em cidades do Sul de Minas. Confira todos os detalhes abaixo:

LÍNGUA, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO

nº de vagas: 60
Modalidade: a distância (EaD)
Ofertante: Campus Pouso Alegre

Publicidade

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) informa a abertura do processo seletivo para ingresso, no segundo semestre de 2022, na Pós-Graduação Lato Sensu em Língua, Linguagem e Educação, regida pelo edital 116/2022. A especialização é integralmente gratuita. É ofertada pelo Campus Pouso Alegre, na modalidade EaD e será realizada em três módulos, com aulas ministradas em ambiente on-line. Além disso, contará com três encontros presenciais, a serem realizados no polo de apoio presencial do próprio campus, mediante calendário a ser divulgado no início de cada módulo.

Conteúdo do curso

O curso de especialização em Língua, Linguagem e Educação destina-se a profissionais graduados em Letras, Linguística, Teoria Literária, Arte ou Pedagogia. Tem como finalidade formar profissionais para pesquisa, docência e inovação de sua prática profissional, habilitando-os como especialistas em linguagem e educação, por meio do aprimoramento do diálogo entre os saberes das áreas e entre estes e suas tecnologias. Mais informações sobre o curso podem ser acessadas aqui.

Edital 116/2022
Inscrições abertas até 23/05/2022

MÍDIA E EDUCAÇÃO

nº de vagas: 60
Modalidade: a distância (EaD)
Ofertante: Campus Passos

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) abre processo seletivo de ingresso na Pós-Graduação Lato Sensu em Mídias e Educação. A pós-graduação é gratuita, este é um dos cursos oferecido na modalidade a distância pelo Campus Passos, com atividades presenciais em alguns sábados no próprio campus. São 60 vagas no total, distribuídas entre Ampla Concorrência (48) e entre candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência (12). O edital 128/2022 rege a seleção.

A Pós-Graduação tem como objetivos qualificar profissionais da comunicação, licenciados nas diversas áreas do conhecimento, e demais interessados em compreender a inter-relação educação e comunicação, bem como desenvolver uma visão autônoma para a recepção crítica do conteúdo oriundo dos dispositivos midiáticos. Mais detalhes podem ser conferidos aqui.

O público-alvo preferencial são profissionais com formação superior nas áreas de Comunicação Social e/ou candidatos com Licenciatura em qualquer área do conhecimento, com vistas à aplicação de atividades e projetos decorrentes da relação entre mídia e educação. Entretanto, serão aceitas inscrições de candidatos com formação superior em qualquer área do conhecimento.

Edital 128/2022
Inscrições abertas até 30/05/2022

ENSINO DE HUMANIDADES

nº de vagas: 60
Modalidade: presencial
Ofertante: Campus Passos

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) informa a abertura do processo seletivo para ingresso, no segundo semestre de 2022, na Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Humanidades, regido pelo edital 130/2022. A pós-graduação é integralmente gratuita, tem duração de três semestres e é um dos cursos oferecidos pelo Campus Passos na modalidade presencial, com aulas às terças e às quintas-feiras, das 19h às 22h40. São oferecidas 30 vagas, distribuídas entre Ampla Concorrência (24) e entre candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência (06).

A Pós-Graduação tem como objetivo capacitar profissionais que atuem de alguma maneira na área da Educação e/ou lecionem disciplinas tais como Antropologia, Arte, Filosofia, Geografia, História e Sociologia. O curso possibilita aos estudantes a apreensão de conhecimentos que são elementares a essas ciências, desde o arsenal metodológico, incluindo as práticas pedagógicas que são inerentes a cada uma delas. Nos casos dos estudantes que já atuam como docentes das áreas acima elencadas, a pós permite avaliar, discutir e repensar práticas adotadas no cotidiano da sala de aula. Mais detalhes podem ser conferidos aqui.

O público-alvo é formado por portadores de certificado de conclusão de curso superior, preferencialmente, cursos da área de Ciências Humanas.

Edital 130/2022
Inscrições abertas até 30/05/2022

ENFERMAGEM ONCOLÓGICA E ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

nº de vagas: 60
Modalidade: a distância (EaD)
Ofertante: Campus Passos

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga a abertura de processo seletivo para ingresso na Pós-Graduação Lato sensu nos cursos de Enfermagem Oncológica e Enfermagem Urgência e Emergência, oferecido na modalidade a distância (EaD) pelo Campus Passos, com alguns encontros presenciais. A seleção é regida pelo edital 125/2021.

Os cursos são gratuitos, não possuem mensalidades, nem taxas de matrícula. Desta forma, em razão da realização de prova escrita, para o Processo Seletivo regido por esse edital, será cobrada uma Taxa de Inscrição no valor de R$ 50,00.

No total são 50 vagas, para cada curso, distribuídas entre ampla concorrência e reserva para pretos, pardos, indígenas ou pessoas com deficiência, conforme quadro abaixo:

CursoDuraçãoNº de vagas Ampla ConcorrênciNº de vagas Pretos, Pardos, indígenas ou Pessoas com DeficiênciaTotal de Vagas
Pós-Graduação Lato sensu em Enfermagem Oncológica18 meses401050
Pós-Graduação Lato sensu em Enfermagem em Urgência e Emergência18 meses401050
Obs.: Caso não haja o preenchimento de 70% das vagas oferecidas no curso, ao campus reserva-se o direito de não oferecê-lo.

Os cursos de Pós-Graduação Lato sensu em Enfermagem Oncológica e Enfermagem em Urgência e Emergência tem como público alvo portadores de certificado de conclusão do ensino superior em Enfermagem cujos cursos tenham sido reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), de acordo com o disposto no item 2.1. e 2.2. do edital.  Outras informações como objetivo de cada curso o candidato poderá conferir nos itens 1.1 e 1.2.

Edital 129/2022
Inscrições abertas até 30/05/2022

CONSTRUÇÃO CIVIL

nº de vagas: 30
Modalidade: presencial
Ofertante: Campus Pouso Alegre

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga a abertura de processo seletivo para ingresso na Pós-Graduação Lato sensu no curso de Pós-graduação em Construção Civil, oferecido na modalidade presencial pelo Campus Pouso Alegre. A seleção é regida pelo edital 138/2021. A taxa de inscrição é gratuita e vai até 30 de maio de 2022.

O curso é gratuito, não possuem mensalidades, nem taxas de matrícula. No total são 30 vagas distribuídas entre ampla concorrência e reserva para pretos, pardos, indígenas ou pessoas com deficiência.

O curso de Pós-Graduação Lato sensu em Construção Civil tem como público alvo profissionais graduados em cursos de Engenharia (quaisquer modalidades) ou Arquitetura. Outras informações sobre o Público-Alvo e Requisitos para Ingresso o candidato poderá conferir no item 2 do edital.

Edital 138/2022
Inscrições abertas até 30/05/2022

ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

nº de vagas: 25
Modalidade: presencial
Ofertante: Campus Pouso Alegre

Foi divulgado pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) processo seletivo para ingresso no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Segurança do Trabalho oferecido no Campus Pouso Alegre. Este é um dos cursos que será na modalidade presencial e o preenchimento das 25 vagas será por meio de processo classificatório e eliminatório. Assim, a oferta é direcionada a profissionais graduados em nível superior em Engenharia, de quaisquer modalidades, e arquitetos, que receberão o título de Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Edital 113/2022
Inscrições abertas até 29/05/2022

GESTÃO EMPRESARIAL

nº de vagas: 35
Modalidade: semipresencial
Ofertante: Campus Poços de Caldas

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) informa a abertura do processo seletivo para ingresso, no segundo semestre de 2022, na Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Empresarial, regido pelo edital 131/2022. A pós-graduação é integralmente gratuita, tem duração mínima de dois semestres e é um dos cursos de especialização ofeerecido pelo Campus Poços de Caldas na modalidade semipresencial, com aulas durante a semana, preferencialmente às segundas e terças-feiras, no período noturno (72% da carga horária total será ofertada on-line). São oferecidas 35 vagas, distribuídas entre Ampla Concorrência (28) e entre candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência (07).

A Pós-Graduação tem como objetivo formar profissionais com conhecimentos em gestão de empreendimentos, utilização de técnicas e ferramentas gerenciais, desenvolvimento de competências essenciais para atuação como executivo e/ou empreendedor e capacidade de adaptar e inovar para lidar com eventos imprevistos e gerenciar ambientes em transformação. Mais detalhes podem ser conferidos no item 01 do edital.

O público-alvo é formado por preferencialmente, a profissionais do eixo de gestão e negócios; em especial, aqueles com atuação e/ou formação em áreas correlatas à administração de empresas. Ressalvado o público preferencial, serão aceitas inscrições de profissionais graduados de diferentes áreas de conhecimento/formação, com interesse pela área.

Edital 131/2022
Inscrições abertas até 30/05/2022

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DOCÊNCIA NA EPT 2022

nº de vagas: 375
Modalidade: a distância (EaD)
Ofertante: Campus Machado e avançado Carmo de Minas

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulga a abertura de processo seletivo para ingresso nos cursos de Pós-Graduação Lato sensu em Educação Inclusiva e Pós-graduação em Docência na EPT, na modalidade a distância (EaD), a serem ofertados, respectivamente, pelo Campus Machado e pelo Campus Avançado Carmo de Minas. A seleção é regida pelo edital 146/2021. Não haverá cobrança de taxa de inscrição e a mesma vai até 06 de junho de 2022.

O curso é gratuito, não possuem mensalidades, nem taxas de matrícula. Serão ofertadas 200 vagas para o curso de Pós-graduação em Docência na EPT, e 175 vagas para o curso de Pós-graduação em Educação Inclusica, distribuídas entre ampla concorrência e reserva para pretos, pardos, indígenas ou pessoas com deficiência, conforme quadro abaixo:

CursoPoloDuraçãoNº de vagas Ampla ConcorrênciaNº de vagas Pretos, Pardos, indígenas ou Pessoas com DeficiênciaTotal de Vagas
Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (Campus Avançado de Carmo de Minas) Curso com encontros presenciais semestraisAndrelândia12 meses320840
Araxá12 meses32 08 40 
Boa Esperança12 meses320840
Campos Gerais12 meses320840
Gov. Valadares12 meses320840
Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Inclusiva (Campus Machado)
 Curso 100% on-line
Araxá12 meses260632
Bragança Paulista12 meses260632
Boa Esperança12 meses260632
Campo Belo12 meses260632
Gov. Valadares12 meses260632
Obs.: Caso não haja o preenchimento de 70% das vagas oferecidas no curso, ao campus reserva-se o direito de não oferecê-lo.
Quadro de cidades onde será oferecido um dos cursos de Pós-graduação gratuita do IFSULDEMINAS

Informações sobre Público-Alvo e Requisitos para Ingresso para os cursos de Pós-Graduação Lato sensu em Educação Inclusiva e Pós-graduação em Docência na EPT, o candidato poderá conferir no item 2 do edital.

Edital 146/2022
Inscrições abertas até 06/06/2022

Quadro de cursos de Pós-graduação gratuita do IFSULDEMINAS 2º SEMESTRE 2022

MODALIDADECURSOSCAMPUSEDITALINSCRIÇÕES ATÉ
EADLÍNGUA, LINGUAGEM E EDUCAÇÃOPOSUO ALEGREEdital 116/202223/05/2022
EADMÍDIA E EDUCAÇÃOPASSOSEdital 128/202230/05/2022
EADENFERMAGEM ONCOLÓGICA E ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIAPASSOSEdital 129/202230/05/2022
PresencialENSINO DE HUMANIDADESPASSOSEdital 130/202230/05/2022
PresencialCONSTRUÇÃO CIVILPOUSO ALEGREEdital 138/202230/05/2022
PresencialENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO (113/2022)POUSO ALEGREEdital 113/202230/05/2022
SemipresencialGESTÃO EMPRESARIALPOÇOS DE CALDASEdital 131/202230/05/2022
EADEDUCAÇÃO INCLUSIVA E DOCÊNCIA NA EPT 2022CARMO DE MINASEdital 146/202206/06/2022
Pós-Graduação 2º semestre 2022 – IFSULDEMINAS

Receba as notícias no seu e-mail

3 COMENTÁRIOS

  1. Achei incrível essa proposta de EAD.
    Quero muito fazer essa especialização pois tem opção em minha área, porém, moro em Belo Horizonte.
    Vocês podem me orientar se eu posso fazer a inscrição?

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui