IFSULDEMINAS abre inscrições para seleção de alunos para o curso gratuito de “Produção de Conteúdos em EAD”.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), abre inscrições no período de 10/09/2020 a 13/09/2020, para o CURSO GRATUITO de Produção de Conteúdos em EaD, que será ofertado na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC) e a distância (EAD), com início previsto para o dia 22 de setembro de 2020.
O curso do IFSULDEMINAS de “Produção de Conteúdos em EAD” é voltado para professores da rede pública ou particular de todo o país.
Acesse o Edital!
Inscreva-se aqui!
Projeto Pedagógico do Curso
Quadro de vagas e requisitos:
CURSO | CARGA HORÁRIA | VAGAS | REQUISITOS |
Produção de conteúdos em EaD | 100 horas | 1.000 | Ter vínculo como professor da rede pública ou privada |
Objetivos do curso:
O curso de formação inicial e continuada em Produção de Conteúdos em EaD busca fornecer capacitação aos professores das redes municipais, estaduais, federais e privadas na utilização de ferramentas e plataformas digitais que apoiam o Ensino à Distância, principalmente neste período de suspensão das aulas presenciais devido à pandemia de COVID-19.
O objetivo deste curso é o desenvolvimento das habilidades necessárias para a produção de videoaulas, utilização de ferramentas de gamificação, utilização de Suíte de Documentos em Nuvem, como planilhas, documentos de texto e formulários de pesquisa.
O curso tem ainda o objetivo de fornecer possibilidades quanto à organização de salas de aulas em ambientes virtuais de aprendizados (AVAs), bem como oferecer orientações sobre o fazer pedagógico, abrangendo o planejamento das aulas e os processos avaliativos. Para mais informações sobre essa capacitação, acesse o Projeto Pedagógico do Curso.
Inscrições:
As inscrições poderão ser realizadas gratuitamente no período de 10 a 13/09/2020, através de formulário eletrônico (clique aqui). Procedimentos para inscrição:
a) Possuir um e-mail válido;
b) Estar logado numa conta Google;
c) Ser professor das redes públicas e privadas de educação;
d) Responder todas as perguntas do formulário e, no final, clicar em “Enviar”.
Seleção:
A forma de seleção será por “sorteio eletrônico”. O IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas divulgará a lista dos candidatos contemplados no endereço eletrônico https://portal.pcs.ifsuldeminas.edu.br/, no dia 14 de setembro de 2020, bem como a lista de candidatos em cadastro-reserva.
Matrículas:
O IFSULDEMINAS providenciará a matrícula dos contemplados nos cursos e o estudante deverá enviar, em momento oportuno, através de mensagem e orientações divulgadas no ambiente virtual (AVA) do curso, a seguinte documentação, por meio digital:
- Cópia digitalizada e legível de documento de identidade com foto;
- Termo de compromisso assinado;
- Documento que comprove vínculo com as Redes Pública ou Privada de Educação (último holerite ou documento fornecido pelo RH do órgão).
Se constatada irregularidade ou informação inverídica na conferência da documentação enviada pelo candidato, como idade ou vínculo profissional, o aluno será desligado do curso ou não receberá certificação. O curso será realizado no período de 22 de setembro a 15 de dezembro de 2020.
Matriz curricular e componentes curriculares:
Os componentes curriculares do curso “Produção de Conteúdos em EaD”, assim como suas respectivas ementas e cargas horárias, estão definidos na tabela a seguir:
COMPONENTE CURRICULAR | EMENTA | CARGA HORÁRIA |
Ambientação | Ambientação na plataforma de educação a distância do curso | 4 |
Ferramentas de Conteúdo e Apoio | Conceitos básicos do Google Sala de Aula. Conceitos básicos do Khan Academy. | 10 |
Fundamentos de Informática | Conceitos básicos de informática. Principais componentes de um computador. Fundamentos de sistemas operacionais e nuvens. Serviços de armazenamento e compartilhamento nas nuvens | 10 |
Ferramentas de Escritório para uso Didático | Ferramentas de escritório para uso na construção de material didático. Pacote de escritório offline e online. Plataforma de ferramentas de escritório online da Microsoft e Google online. | 12 |
Ferramentas para Gravação de Videoaulas | Introdução a ferramenta OBS Studio. Conceitos e configurações básicas para gravação de videoaulas. Conceito de cenas e fontes de mídia. | 10 |
Ferramentas de Aulas Síncronas pela Internet | Fundamentos de ferramentas com suporte a transmissão de vídeo pela internet: Youtube, Google Meet, Jitsi e Zoom. Uso do OBS Studio para transmissão de vídeo | 12 |
Ferramentas para Edição de Vídeos | Fundamentos da ferramenta OpenShot para edição de vídeos. | 10 |
Ferramentas online para Atividades Lúdicas e Interativas | Utilização da plataforma Kahoot, Socrative e Quizlet. Ferramentas similares de interação lúdica para uso educacional | 8 |
Planejamento de aulas virtuais: especificidades didático-pedagógicas | Elaboração de guia de estudos ou de ensino. Importância do detalhamento no planejamento de aulas virtuais. Possibilidades de organização das aulas e apresentação de modelos de planejamento de ensino. | 8 |
O processo avaliativo: possibilidades de abordagens | A avaliação como processo inerente ao fazer pedagógico. Reflexões sobre a avaliação. Possibilidades aplicação de múltiplos procedimentos avaliativos em Educação a Distância. | 8 |
Considerações sobre o aprender: dimensão do sujeito aprendente | O sujeito aprendente no contexto da pandemia COVID-19. Desenvolvimento humano: dimensões social, cognitiva e afetiva da aprendizagem. O papel da docência na orientação e na constituição do discente enquanto sujeito aprendente. Possibilidades de intervenções. | 8 |
Informações:
As informações completas sobre este processo seletivo constam no Edital 39/2020 (leia-o na íntegra). Para saber mais sobre o curso, confira também o Projeto Pedagógico do Curso. Em caso de dúvidas, envie e-mail para: [email protected] OU ligue para (35) 3697-4953.
Cronograma:
Período de inscrições via web | 10/09/2020 a 13/09/2020 |
Resultado parcial da seleção | 14/09/2020 |
Prazo para envio de recursos através do link: https://forms.gle/ZAnr7o7b9qz8gMGeA | Até 24 horas após a publicação do resultado parcial |
Resultado final | 16/09/2020 |
Início do curso | 22/09/2020 |
Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.
Veja também
Siga-nos nas Redes Sociais
Varginha Digital
Notícias de Varginha e região direto no seu celular.
Informação com credibilidade, Varginha em um clique!