Últimos dias para inscrições em 28 cursos superiores gratuitos no sul de Minas

Publicidade

São 397 vagas remanescentes em cursos superiores gratuitos no IFSULDEMINAS para ingresso no primeiro semestre de 2022. As oportunidades são em seis unidades do Instituto Federal.

O IFSULDEMINAS – Instituto Federal do Sul de Minas – abriu processo seletivo para ocupação de vagas remanescentes e formação de cadastro de reserva para vagas que vierem porventura a surgir nos cursos superiores gratuitos ofertados pelos Campi Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas e Pouso Alegre, para ingresso no primeiro semestre de 2022.

A seleção será realizada em uma única etapa e consistirá na análise do histórico escolar do candidato. O processo seletivo é regido pelo edital 37/2022 (acesse o link do edital no fina da matéria).

Veja as vagas disponíveis nos cursos superiores gratuitos do IFSULDEMINAS.

Ao todo são ofertadas 397 vagas em 28 cursos superiores, conforme descrito a seguir:

quadro de vagas cursos superiores gratuitos ifsuldeminas
quadro de vagas cursos superiores gratuitos ifsuldeminas
quadro de vagas cursos superiores gratuitos ifsuldeminas
A totalidade das vagas será ofertada na modalidade Ampla Concocorrência.

Inscrições

Publicidade

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas no período das 12 horas do dia 04 até as 17h59 do dia 25 de fevereiro de 2022, via internet.

O candidato deverá acessar o portal gov.br, selecionar o Edital 37/2022 e preencher todos os campos obrigatórios apresentados no formulário de inscrição. Recomenda-se realizar o processo de inscrição utilizando os navegadores Mozilla Firefox e Google Chrome, em suas versões mais recentes e por meio de computadores ou notebooks. Após finalizar a inscrição, o Comprovante de Inscrição será encaminhado para o candidato. Em caso de problemas de não recebimento do documento, um e-mail deve ser enviado imediatamente para vestibular@ifsuldeminas.edu.br.

Para aqueles que não tenham acesso à internet, os campi disponibilizarão computadores para tal finalidade. Para isso, o candidato deverá entrar em contato com a COPESE do campus e agendar o atendimento. O telefone de contato e o endereço de e-mail das COPESE estão indicados abaixo:

Seleção e classificação

Serão analisadas as notas obtidas nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, considerando-se as notas do 1º e 2º anos do Ensino Médio, as quais deverão ser informadas no sistema de inscrição e devidamente comprovadas mediante inserção de documentos comprobatórios (upload de arquivo PDF), no próprio sistema de inscrição. As especificações constam no item 9 do edital.

A classificação ocorrerá da seguinte maneira: as vagas serão preenchidas por ordem de classificação, considerado o somatório das notas obtidas por meio da análise de histórico escolar.

Finalizado o processo de classificação, caso ainda restem vagas não ocupadas em cursos de mesmo nível oferecidos pelos campi do IFSULDEMINAS, o candidato poderá manifestar interesse em ocupá-las, sendo que, para isso, será aberto processo próprio para manifestação de interesse nas vagas, com prazo e cronograma próprios, que serão definidos posteriormente.

Matrícula

São requisitos para solicitar matrícula em curso superior no IFSULDEMINAS:

a) Ser classificado, de acordo com as normas do edital em vigor;
b) Ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula;
c) Não estar matriculado em curso do mesmo nível, em qualquer instituição pública.

Após a publicação do resultado final, serão convocados os candidatos para a solicitação de matrícula em uma única chamada, denominada Convocação Geral. Nesse momento, serão convocados a apresentar documentação, constante nos itens 15.2, 15.3 e 15.4 do edital, e realizar a solicitação de matrícula, por meio de acesso ao sistema gov.br:

a) Todos os candidatos com o status “classificado”, de acordo com o número de vagas disponibilizado no edital, e
b) Todos os demais candidatos listados na condição de excedentes. Tais candidatos figurarão com o status “apto para solicitar matrícula”.

Tanto os “classificados” como os listados com o status “apto para solicitar matrícula” terão o mesmo prazo para acessar o sistema de matrículas e realizar a solicitação de matrícula. Porém, para aqueles que estiverem na situação de “apto para solicitar matrícula”, a solicitação de matrícula ficará aguardando e somente será executada em matrícula se houver vagas disponíveis, respeitando-se a ordem de classificação.

Recursos

Caberá recurso para correção dos documentos via gov.br, devidamente fundamentado, elaborado com informações e dados suficientes para sua análise, nas seguintes situações:
a) Inconsistência entre a nota apurada pelo IFSULDEMINAS e a nota informada pelo candidato no ato da inscrição, quando da análise de histórico escolar;
b) Indeferimento da solicitação de matrícula por falta de parte da documentação.

Cronograma

Edital para inscrições nas vagas remanescentes dos cursos superiores gratuitos do IFSULDEMINAS:

Acesse a página do Edital 37/2022 e inscreva-se! 


Veja mais OPORTUNIDADES neste link

Veja mais notícias no Varginha Digital

Siga-nos no Google News

Participe dos Grupos do WhatsApp e receba as novidades!

Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Siga o Varginha Digital no

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui