IFSULDEMINAS está com 650 vagas para cursos técnicos gratuitos EAD

As vagas são para os cursos técnicos em Cafeicultura e Meio Ambiente subsequentes na modalidade EAD.

Os interessados nos cursos técnicos devem se inscrever até o dia 21 de março. São 650 vagas para os cursos de Técnico em Cafeicultura e Técnico em Meio Ambiente.

Confira o Edital

O IFSULDEMINAS (Instituto Federal do Sul de Minas), divulgou no dia 26 de fevereiro, o Edital para o preenchimento de vagas para os cursos Técnicos em Cafeicultura e Meio Ambiente subsequentes ao Ensino Médio na modalidade a distância (EaD).

O edital contempla ao todo 650 vagas, sendo os cursos serão ofertados pelo Campus Muzambinho, no 1º semestre de 2019, nos polos de apoio presencial de Alfenas, Boa Esperança, Cambuí, Ilicínea, Muzambinho, São Gonçalo do Sapucaí, Três Corações e Três Pontas.

É indispensável para ingresso nos cursos a conclusão do ensino médio até a data da matrícula, comprovado mediante histórico escolar ou declaração de conclusão, e não estar matriculado em nenhum curso técnico presencial e/ou a distância nos campi e/ou polos de EaD do IFSULDEMINAS ou de qualquer outra instituição pública.

Inscrições

Todos os cusrsos do IFSULDEMINAS são gratuitos. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 21 de março de 2019, exclusivamente via internet através do link: https://inscricaovestibular.ifsuldeminas.edu.br/. 

O candidato deverá acessar e preencher todos os campos obrigatórios apresentados na Ficha de Inscrição. 

Deverá informar, obrigatoriamente, o número do CPF e do RG, não sendo aceitos CPF e RG de terceiros, mesmo que de parentes, bem como um endereço de e-mail válido e ativo, ao qual tenha acesso.

Se o candidato foi estrangeiro, deverá informar o número da carteira de estrangeiro ou número do passaporte visado.

Vagas

Do total das vagas ofertadas, 50% (cinquenta por cento) serão reservadas à inclusão social pelas vagas de ação afirmativa para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas, respeitando-se a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Estado de Minas Gerais, sendo que os outros 50% (cinquenta por cento) serão destinados à ampla concorrência, e, destes, 5% (cinco por cento) serão reservados para candidatos(as) com deficiências (PcD Geral), comprovadas por laudo, dentro do prazo de validade do mesmo. Poderão optar pelas vagas destinadas a pessoas com deficiência (PcD Geral), tanto aqueles que estudaram em escolas públicas, que optarem concorrer a estas vagas, quanto aqueles provenientes de escolas particulares.

Para a comprovação da escolaridade e renda de exigidas para candidatar-se às vagas de ação afirmativa é obrigatório, ao candidato, encaminhar para o Polo de Apoio escolhido, a documentação exigida, em envelope lacrado e identificado com a etiqueta constante no Anexo II do edital, até o dia 21 de março. Esses documentos deverão ser entregues pessoalmente no polo escolhido ou enviados via SEDEX com AR, aos endereços indicados no item 11.6 do edital.

Classificação

O critério de classificação para preenchimento das vagas, será a ordem de inscrição dos candidatos.

A ordem de inscrição dos candidatos será realizada a partir dos registros de inscrição no Sistema IFVest, que disponibiliza dados de data e horário composto por horas, minutos e segundos.

O procedimento de classificação seguirá a mesma sistemática de concorrência, de acordo com o item 1 do Edital. Para a classificação, todos os nomes dos inscritos serão ordenados automaticamente pelo sistema, de acordo com a opção feita pelo candidato no momento da inscrição (ação afirmativa, pessoas com deficiência e ampla concorrência).

O candidato que, mesmo após recurso, tiver sua solicitação de concorrência às vagas destinadas às ações afirmativas ou PcD Geral indeferida, constará em lista de espera, por ordem de inscrição, que será utilizada após a convocação de todos os candidatos de ampla concorrência, por polo.

Matrículas

As matrículas dos classificados em primeira chamada serão realizadas nos polos de Apoio Presencial, nos dias 04, 05 e 06 de Abril.

Os candidatos que não se matricularem até o último dia, definido para a primeira chamada, dentro do horário limite de funcionamento de cada polo, serão considerados desistentes, sendo convocados os candidatos subsequentes, obedecendo a ordem da lista de classificação.

Os encontros presenciais serão realizados no Campus Muzambinho, de acordo com calendário a ser divulgado oportunamente pela Coordenação do Curso, preferencialmente aos sábados.

Cronograma

Inscrição para o Processo Seletivo26/02/2019 a 21/03/2019
Entrega de documentação para concorrência nas Ações Afirmativas e PcD geral26/02/2019 a 21/03/2019
Resultado Parcial Ações Afirmativas e PcD geral27/03/19
Recurso contra Resultado Parcial – Ações Afirmativas e PcD geral28/03/2019
Resultado Final Ações Afirmativas02/04/19
Resultado Final e Convocação de candidatos para matrícula 1a chamadaA partir de 02/04/19
Matrículas 1ª chamada nos Polos de Apoio Presencial04/04/2019, 05/04/2019 e
08/04/2019
Divulgação da lista de convocados para a 2ª chamadaA partir de 10/04/19
Matrículas da 2ª chamada nos Polos de Apoio Presencial12/04/2019 e 15/04/2019
Convocações via e-mail para vagas não preenchidasA partir de 16/04/19
Aula inaugural nos Polos de Apoio26/04/19
Abertura da Plataforma26/04/19

Fonte: site IFSULDEMINAS 

Voltar para a Página Inicial

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome