IFSULDEMINAS oferta 600 vagas para cursos técnicos EAD gratuitos na região. Inscrições terminam hoje (5)

ifsuldeminas

IFSULDEMINAS oferta 600 vagas para cursos técnicos em Cafeicultura e Vigilância em Saúde subsequentes,  modalidade EaD gratuitos

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) divulgou o edital 20/2019 destinado ao preenchimento de vagas para os cursos Técnicos em Cafeicultura e Vigilância em Saúde subsequentes ao Ensino Médio, na modalidade a distância (EaD) Gratuitos.

São 600 vagas ofertadas pelo Campus Muzambinho, no 1º semestre de 2019, nos polos de apoio presencial de Alfenas, Boa Esperança, Cambuí, Ilicínea, Muzambinho, São Gonçalo do Sapucaí, Três Corações e Três Pontas.

Interessados poderão se inscrever até o dia 05 de fevereiro 

Confira o Edital 20/2020

É requisito indispensável para ingresso nos cursos a conclusão do ensino médio até a data da matrícula, comprovado mediante histórico escolar ou declaração de conclusão, e não estar matriculado em nenhum curso técnico presencial e/ou a distância nos campi e/ou polos de EaD do IFSULDEMINAS ou de qualquer outra instituição pública.

Pré-matrículas para os cursos técnicos gratuitos

As pré-matrículas serão gratuitas e presenciais e poderão ser realizadas até o dia 05 de fevereiro de 2020, até o limite das vagas disponíveis em cada curso, nos polos de apoio presencial, nos endereços e nos horários constantes no quadro 1 do anexo III deste edital.

Para efetivação da pré-matrícula, o candidato deverá se dirigir ao polo de interesse munido dos seguintes documentos:

a) Cópia e original da Certidão de Nascimento ou Casamento;

b) Cópia e original da Carteira de Identidade (RG);

c) Cópia e original do Cadastro de Pessoa Física (CPF);

d) Cópia e original do Título Eleitoral;

e) Cópia e original do Certificado de Alistamento Militar, para candidatos do sexo masculino que sejam maiores de 18 anos;

f) Cópia e original do Histórico Escolar ou Comprovante de Conclusão do Ensino Médio, para candidatos aos cursos subsequentes;

g) Cópia e original do Comprovante de Residência atual;

h) 2 (duas) fotos 3 x 4 recentes e iguais;

i) Todos os documentos necessários para comprovação de renda e escolaridade das vagas de Ação Afirmativa, caso o candidato opte por esse tipo de concorrência;

j) Laudo médico original e atualizado que ateste a deficiência nos termos conforme estabelecido no Decreto Vagas.

Do total das vagas ofertadas, 50% serão reservadas à inclusão social pelas vagas de Ação Afirmativa para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas, respeitando-se a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o Estado de Minas Gerais.

Os outros 50% serão destinados à Ampla Concorrência, e, destes, 5% serão reservados para candidatos com deficiências (PcD Geral), comprovadas por laudo, dentro do prazo de validade do mesmo. Poderão optar pelas vagas destinadas a pessoas com deficiência (PcD Geral), tanto aqueles que estudaram em escolas públicas, que optarem concorrer a estas vagas, quanto aqueles provenientes de escolas particulares.

Para a comprovação da escolaridade e renda de que tratam as vagas das Ações Afirmativas é obrigatório o candidato entregar, no ato da Pré-matrícula, os documentos listados no item 5 do edital.

Recurso

Caberá recurso, devidamente fundamentado contra o resultado dos candidatos com Pré-matrícula Efetivada e contra o Resultado dos candidatos com Pré-Matrícula efetivada após preenchimento das vagas remanescentes.

O recurso deverá ser dirigido, por meio de requerimento contido no anexo XII, à Comissão do Processo Seletivo, devendo  ser protocolado pessoalmente no polo, no horário de funcionamento de cada um, nos endereços constantes no quadro 1 do anexo III deste edital.

Matrículas

A matrícula somente será efetivada após decorrido o período de ambientação nos cursos e após a conferência de toda a documentação entregue pelo candidato no polo no ato da Pré-matrícula.

Caso ocorra a constatação de qualquer irregularidade na documentação entregue, a Seção de Registros Escolares (SRE) poderá solicitar esclarecimentos ao candidato, bem como o envio de documentação complementar, ou, ainda, se for o caso, cancelar a matrícula a qualquer momento.

Caso o candidato tenha a matrícula cancelada, o mesmo será comunicado do cancelamento pelo e-mail informado no ato da Pré-matrícula.

Cronograma

EventoData/Período
Lançamento do Edital21/01/2020
Pré-matrícula dos candidatos, com entrega de documentação nos polos (inclusive para os que se enquadram na política de ações afirmativas)De 03/02/2020 a 05/02/2020
Divulgação do Resultado dos candidatos com Pré-matrícula efetivada06/02/2020
Prazo para envio de recursos contra o resultado24h após a publicação do resultado
Divulgação do Resultado dos candidatos comPré-matrícula Efetivada após julgamento dos recursos e de quadro de vagas remanescentes10/02/2020
Pré-matrícula para preenchimento de vagas remanescentes.De 11/02/2020 a 18/02/2020
Divulgação do Resultado dos candidatos comPré-matrícula Efetivada após preenchimento das vagas remanescentes20/02/2020
Prazo para envio de recursos contra o resultado24h após a publicação do resultado
Resultado Final02/03/2020
Previsão de Início de Curso09/03/2020

cursos técnicos gratuitos, cursos técnicos gratuitos ead ifsuldeminas,

Curta o Varginha Digital no Facebook e no Instagram
Voltar para a Página Inicial

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome