Período de inscrição para o Encceja 2022 termina hoje, veja todos os detalhes do exame

Publicidade

As inscrições para as provas do Encceja 2022, para conclusão do ensino fundamental e médio terminam neste sábado, 4 de junho.

Quem não conseguiu concluir os ensinos fundamental ou médio na idade adequada poderá participar da edição de 2022 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

As inscrições começaram no dia, 24 de maio, e terminam neste sábado, 4 de junho.

As provas para a conclusão do ensino fundamental e médio serão aplicadas no dia 28 de agosto em todo o Brasil. As cidades de aplicação do Encceja 2022 serão disponibilizadas no sistema do exame e no portal do Inep. As solicitações de atendimento especializado e tratamento pelo nome social também devem ser feitas entre 24 de maio e 4 de junho.

O exame visa medir as competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio no tempo habitual. A participação no Encceja Nacional 2022 é voluntária e gratuita para pessoas que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame.

Publicidade

Todas as informações estão no edital publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As secretarias de Educação, assim como institutos federais de educação, ciência e tecnologia, utilizam os resultados do exame como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio.

Quem pode participar do Encceja 2022?

O Encceja 2022 é dividido entre ensino fundamental e ensino médio. Cada nível de certificação tem uma idade mínima para que o candidato possa participar. Para o Ensino fundamental podem participar candidatos que sejam brasileiros, com 15 anos ou mais até o dia da prova e para o Ensino Médio, candidatos brasileiros, com 18 anos ou mais até o dia da prova.

Data do Encceja 2022

  • Inscrições: 24 de maio a 04 de junho
  • Locais de provas: início de agosto
  • Provas Encceja regular: 28 de agosto
  • Provas Encceja Exterior: 18 de setembro
  • Provas Encceja Exterior PPL: 19 e 30 de setembro
  • Provas Encceja PPL: 11 e 12 de outubro
  • Resultado: sem previsão até o momento

Observação: Além do Encceja tradicional (regular), o Inep realiza o Encceja Exterior para brasileiros que residem em outros países e o Encceja PPL e Encceja PPL Exterior, para brasileiros em sistema prisional no Brasil e no exterior, respectivamente. As inscrições para esses exames são realizadas em períodos distintos ao da edição regular e os editais ainda não foram divulgados.

Veja como fazer a inscrição no Encceja 2022

As inscrições do Encceja 2022 vão de 24 de maio a 04 de junho. Para o cadastro não há cobrança de taxa e ele pode ser feito exclusivamente pela internet, pelo site enccejanacional.inep.gov.br/encceja/.

É necessário informar o CPF e documento de identidade para a realizar a inscrição no Encceja 2022. Deve ser preenchido os dados pessoais atualizados, incluindo telefone e e-mail, para que o Inep entre em contato, caso seja necessário.

Novidades na justificativa de ausência

Neste ano, não será necessário justificar a ausência para quem se inscreveu e faltou ao Encceja 2020. Também não será necessário o pagamento da taxa de ressarcimento para os ausentes no ano passado que vão fazer as provas novamente. Segundo o Inep, a medida foi tomada tendo em vista o contexto da pandemia que envolveu a realização da última edição.

Porém, o participante que não comparecer à aplicação de todas as áreas do conhecimento em que se inscrever para o Encceja 2022 deverá justificar a ausência, se quiser fazer nova inscrição na próxima edição do exame.

Provas Encceja 2022

O Encceja 2022 será realizado no dia 28 de agosto de 2022, das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30, em mais de 600 municípios do país. As provas serão compostas por questões objetivas sobre as diferentes áreas do conhecimento (ou disciplinas) e uma redação.

As disciplinas mudam de acordo com o nível de escolaridade (fundamental ou médio) e as provas são distribuídas pelos dois turnos. São duas provas por turno, cada uma delas com 30 questões objetivas e na parte da tarde os participantes também fazem uma redação. Veja a tabela abaixo:

Ensino Fundamental

MATUTINOCiências Naturais e Matemática60 QUESTÕES (30 cada)
VESPERTINOLíngua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia60 QUESTÕES (30 cada)

Ensino Médio

MATUTINOCiências Naturais e Matemática60 QUESTÕES (30 cada)
VESPERTINORedação e Linguagens e Códigos; e Ciências Humanas60 QUESTÕES (30 cada)

Horário de abertura dos portões

A abertura dos portões no período da manhã acontece às 8h e o fechamento será às 8h45. O início das provas será às 9h e o término as 13h.

No período da tarde a abertura dos portões acontece às 14h30 e o fechamento será às 15h15. O início das provas será às 15h30 e o término as 20h30.

O que estudar para o Encceja 2022

O conteúdo que cai nas provas do Encceja consta no Livro do Estudante, material elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para saber o que estudar, o site brasilescola.uol.com.br preparou um guia de estudos, que pode ser acessado no link abaixo:

Saiba o que estudar para o Encceja

O participante também pode estudar por meio de provas anteriores do Encceja e videoaulas no YouTube.

Informações Importantes

A data para conferir o resultado do Encceja ainda não foi divulgada e poderá ser consultado no site do Sistema Encceja.

Para ser aprovado no Encceja 2022 é preciso obter 100 pontos nas provas objetivas e média mínima de 5 pontos na redação – a pontuação da redação vai de 0 a 10. As notas das provas objetivas são calculadas pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), o mesmo método do Enem.

O estudante que não obter a aprovação em todas as provas, mas conseguir a pontuação necessária em uma ou mais áreas poderá solicitar a declaração de proficiência. Com esse documento não há a necessidade de fazer novamente a disciplina no Encceja 2023.

O certificado do Encceja (ou declaração de proficiência) deverá ser solicitado nas Secretarias de Educação e institutos federais conveniados ao Inep. É preciso que o candidato compareça ao local e informe seu número de inscrição no exame junto da apresentação de seus documentos pessoais.

Links importantes:

Confira o Edital completo do Encceja 2022
Sistema do exame
Portal do Inep

Com informações do Inep/MEC e Secretaria da Educação de MG e site Brasil Escola

Receba as notícias no seu e-mail

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui