Inscrições para trabalhar na aplicação do Enem 2023 terminam dia 24

O processo de seleção dos certificadores para trabalhar na aplicação do Enem 2023 é coordenado pelo Inep, as inscrições vão até 24 de julho.

Estão abertas as inscrições para Certificador e Aplicador do Enem 2023, os interessados em trabalhar nas atividades de aplicação do Enem 2023 – Exame Nacional do Ensino Médio – já podem se inscrever para compor a Rede Nacional de Certificadores (RNC).

Publicidade

As provas ocorrerão nos dias 5 e 12 de novembro deste ano em todo território nacional e o certificador receberá por dia trabalhado o valor de R$ 384,00. 

O processo de seleção dos certificadores, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), está aberto até 24 de julho. 

Para se inscrever, inicialmente, os interessados devem acessar o site da RNC e clicar no ítem “Cadastre-se”. Com o cadastro realizado, o trabalhador pode, então, realizar a sua inscrição elencando até três cidades ou sub-regiões em que pretende atuar como certificador. 

No caso da pessoa já possuir cadastro no sistema, por ter participado do processo seletivo em outros anos, por exemplo, ela pode atualizar o cadastro, se necessário, e logo já realizar a inscrição. Para acessar o edital do processo de seleção, clique aqui

De acordo com o Inep, após a finalização da inscrição, o trabalhador terá acesso a sua página de acompanhamento que traz  notícias sobre os exames e avaliações, informes sobre a sua capacitação, suas demandas de atividades e o relatório que deverá ser preenchido ao fim do processo. 

Publicidade

A confirmação da inscrição individual poderá ser consultada a partir do dia 14 de agosto por cada trabalhador cadastrado diretamente na Página de Acompanhamento do RNC. Com a inscrição confirmada os interessados poderão também concorrer às vagas disponíveis para o curso de capacitação à distância, promovido pelo Inep.

Os trabalhadores que não tiveram a sua inscrição confirmada poderão entrar com recurso entre os dias 15 e 21 de agosto. De acordo com o calendário previsto no edital, o resultado das solicitações de recurso serão divulgados no dia 1º de setembro. 

É importante ressaltar que para ser certificador nos dias do Enem é necessário atuar profissionalmente como servidor público do Executivo federal ou como professor efetivo e em exercício nas redes estaduais e municipais de ensino. 

Além disso, o trabalhador que se inscrever deverá ter o ensino médio completo e não serão aceitas inscrições de quem possui parentesco com alguém que esteja inscrito para realizar a prova do Enem 2023.

Publicidade

Com informações de brasildefato.com.br