Instituto Federal abre editais para cursos Técnicos e Superiores na região

Continua após a publicidade

Todos os cursos ofertados pelo IFSULDEMINAS são inteiramente gratuitos.

Candidatos poderão solicitar isenção da taxa de inscrição entre os dias 01 e 10 de outubro

Acesse os editais!

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) publicou nesta sexta-feira, 21 de setembro, os editais que regulamentam o Vestibular 2019/1º semestre.

Continua após a publicidade

Ao todo, são oferecidas mais de 3.200 vagas em cursos técnicos e superiores presenciais nos municípios de Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações. São 1.905 vagas para cursos técnicos e 1.345 vagas para cursos superiores.

Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 01 de outubro até 23h59 do dia 07 de novembro. Os candidatos deverão acessar a página vestibular.ifsuldeminas.edu.br/, utilizar os documentos de identificação (RG e CPF) e preencher todos os dados solicitados no formulário. Ao final do processo, será necessário emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa, no valor de R$ 30 para os cursos técnicos e R$ 60 para cursos superiores. O pagamento da taxa de inscrição poderá ser efetuado até o dia 08 de novembro em qualquer agência bancária ou lotérica.

A taxa de inscrição é o único custo para ingresso no IFSULDEMINAS, já que todos os cursos ofertados pela instituição são gratuitos. Para os candidatos que não possuem acesso à internet, os campi disponibilizarão um computador.

Isenção da taxa de inscrição

O candidato que solicitar o pedido de isenção da taxa de inscrição deve ficar atento ao período de inscrição, que será entre os dias 01 e 10 de outubro. Os interessados devem atender aos requisitos do item 5 do edital. Dentre eles, possuir renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo e ter concluído o Ensino Médio e Ensino Fundamental em escola pública ou com bolsa integral em escola privada.

Durante o período estipulado para solicitação da isenção, os candidatos deverão encaminhar requerimento e demais documentos comprobatórios em envelope lacrado à Comissão de Processo Seletivo (Copese) do campus escolhido, pessoalmente, ou via Correios (Sedex com AR). A partir do dia 24 de outubro, a lista com o resultado parcial dos pedidos será divulgada na página do vestibular. O resultado final será publicado a partir do dia 29 de outubro. Caso seja deferido, o candidato deve desconsiderar a GRU. No caso de indeferimento, o pagamento deve ser efetuado em uma agência bancária ou lotérica até o dia 08 de novembro. Não há ressarcimento de valores, caso os candidatos contemplados com a isenção efetuem o pagamento da GRU antes da divulgação do resultado final.

Continua após a publicidade

Ações afirmativas

Do total de vagas ofertadas, 50% (cinquenta por cento) serão reservadas à inclusão social pelas vagas de ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, para os processos seletivos dos cursos superiores, respeitando-se a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o estado de Minas Gerais. Os outros 50% serão destinadas à ampla concorrência, sendo que, destes, 5% serão reservadas para candidatos com deficiências, comprovadas por laudo. Para ingresso por meio das ações afirmativas, o candidato deve ler atentamente o item 8 do edital.

Caso não haja o preenchimento de 70% das vagas oferecidas em cada curso, ao campus reserva-se o direito de não oferecê-lo.Para a comprovação da escolaridade, renda e deficiência de que tratam as vagas de ação afirmativa é obrigatório, ao candidato apresentar a documentação no campus escolhido para seu processo seletivo, em envelope lacrado e identificado com a etiqueta constante no Anexo III. Os documentos deverão ser entregues a partir do dia 26 de novembro até o dia 21 de dezembro de 2018. Não será permitida a entrega desses documentos no momento da matrícula. Entregas fora desse prazo causarão a perda do direito do candidato de concorrer às vagas reservadas.

Provas

As provas do Vestibular 2019/1º serão realizadas no domingo, dia 25 de novembro de 2018, em um único período, das 08h45 às 12h45. Nesse dia, o candidato deverá apresentar os documentos de identificação e o comprovante definitivo de inscrição (CDI) que estará disponível a partir de 19 de novembro na página www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular, onde os interessados em se preparar para o exame também encontrarão o conteúdo programático e as provas anteriores.
O candidato poderá realizar a prova em cidades onde houver campus do IFSULDEMINAS, desde que haja vagas para os cursos no referido campus. Esta opção será feita no ato da inscrição. Não será permitido ao candidato realizar as provas em local diferente do escolhido no ato da inscrição e estabelecido no comprovante definitivo de inscrição.

Continua após a publicidade

Conheça o IFSULDEMINAS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas é uma instituição pública de ensino criada em 2008, a partir da fusão de três antigas escolas agrotécnicas nos municípios de Inconfidentes, Machado e Muzambinho. Atualmente, o IFSULDEMINAS também possui campi nas cidades de Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e campi avançados em Três Corações e Carmo de Minas. Além disso, atua em parceria com as prefeituras por meio de polos de rede em mais de 80 cidades. São cerca de 44 mil estudantes matriculados, 170 cursos ofertados e mais de 178 municípios atendidos na região. Reconhecido pela educação profissional aliada à formação humanística, o Instituto articula suas ações em função do desenvolvimento regional, proporcionando educação pública, gratuita e de qualidade que vai desde o curso técnico (Integrado ou Subsequente ao Ensino Médio) à pós-graduação.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS – 21/09/2018

Cursos Técnicosquadro de vagas tecnicos

Cursos superioresquadro de vagas superiores


Curta o Varginha Digital no Facebook e acompanhe as notícias também pelo Instagram.

Continua após a publicidade

Voltar para a Página Inicial