Inep disponibiliza material gratuito para preparação do Encceja

O material de estudo para o Encceja 2019 disponibilizado pelo INEP está dividido por categorias, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, para download gratuito, Livros do Estudante para cada área do conhecimento avaliada no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

A coleção é dividida entre ensino fundamental e ensino médio e está disponível no portal do Inep.

O Livro do Estudante, elaborado pelo Inep e pelo Ministério da Educação (MEC), é uma opção de estudo para aqueles que tentarão a certificação escolar por meio do Encceja. Diferentemente dos livros didáticos tradicionais, o material ajuda a compreender melhor o que será cobrado nesse formato de exame.

Cada capítulo explica os conhecimentos que vão avaliar a competência do participante. Na sequência, ensina como desenvolver essas competências por meio de atividades. As respostas dos exercícios podem ser encontradas no fim do capítulo.

Os profissionais envolvidos com a formação de jovens e adultos também têm um material de apoio preparado pelo próprio Inep. O Livro do Professor traz orientações para o trabalho do professor, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio.

O material apresenta as bases educacionais do Encceja, os eixos conceituais que estruturam o exame, as áreas de conhecimento contempladas e as matrizes que estruturam a avaliação. Esse conteúdo é destacado no Livro Introdutório.

Questões – Como o Encceja é um exame direcionado às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade adequada, a forma de avaliar o conhecimento desses participantes é diferente.

As questões são elaboradas para avaliar o conhecimento técnico-científico que faz parte dos currículos escolares por meio de situações-problema do cotidiano. Essa é uma forma de avaliar as competências dessas pessoas a partir do que aprenderam ao longo da vida, nas suas relações profissionais, sociais e culturais.

Quem está se preparando para o exame também pode estudar por meio de questões já aplicadas no Encceja. O portal do Inep disponibiliza todas as provas de 2017. Para participantes que precisam de recursos de acessibilidade em função de baixa visão, estão disponíveis provas ampliadas e superampliadas.

Fonte: Inep ( http://portal.mec.gov.br )

Voltar para a Página Inicial | Curta o Varginha Digital no Facebook

DEIXE UM COMENTÁRIO

Insira seu comentário
Por favor digite seu nome