ProfSocio: últimos dias para inscrições em curso de Mestrado Profissional gratuito

As inscrições para o Mestrado Profissional gratuito são para educadores de base em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

O Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional Pós-Graduação Stricto Sensu (ProfSocio) está com inscrições abertas até 17 de novembro (acesse o link para o formulário de inscrições no final do texto). O Edital nº 4/2023 traz 217 vagas para educadores de base da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, atuantes em salas de aula. O curso é gratuito e dura dois anos, com 450 horas de atividades.

Publicidade

Neste ano, o número de instituições de ensino superior participantes aumentou. São 15, de 12 estados, distribuídos pelas cinco regiões do Brasil. A oferta, nacional, é feita pela rede participante do Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica – ProEB e dá prioridade aos professores das redes públicas. Caso sobrem vagas, educadores de escolas particulares poderão preencher até 20% do total. Dúvidas sobre o edital podem ser enviadas para o perfil do Instagram @profsocio.nacional.

O ProfSocio é um dos Programas Profissionais para Professores da Educação Básica (Prof/ProEB), da CAPES. Ao todo, são 12 programas de mestrado e um de doutorado.

Seminário nacional

Também estão abertas as inscrições para o 2º Seminário ProfSocio. O evento ocorrerá nos dias 24 e 25 de novembro. O objetivo é providenciar um espaço para troca de conhecimentos e experiências, com a divulgação dos trabalhos de alunos e egressos do curso.

A primeira edição ocorreu nos dias 4 e 5 de novembro de 2020. Foram 27 sessões, divididas em três grupos, com apresentação e discussão de 173 trabalhos. Houve mesas redondas temáticas com debates em diversas áreas: Educação, Escola e Sociedade, Juventudes e Questões Contemporâneas, Práticas de Ensino e Conteúdos Curriculares.

Publicidade

Sobre o ProEB

Prof/ProEB proporciona a formação continuada stricto sensu, com mestrado e doutorado profissionais, e é oferecida aos professores em exercício na rede pública de educação básica, com aulas semipresenciais. O Programa, criado em 2011, apoia as instituições associadas, responsáveis pela implantação e execução de cursos em todo o território nacional, com áreas de concentração e temáticas vinculadas diretamente à melhoria da educação básica.

Links Importantes:

Fonte: CGCOM/CAPES

Publicidade