Plataforma criada no CEFET-MG utiliza games para ensinar programação gratuitamente

Acesso ao CodeLife, plataforma de games criada no CEFET-MG, é gratuito e oferece certificado nas áreas de programação e desenvolvimento web.

A programação é considerada uma linguagem do futuro e aprendê-la pode ser um diferencial, sobretudo para os mais jovens. Mantida no ar pelo CEFET-MG, a plataforma CodeLife busca introduzir esse público ao universo HTML, CSS e JavaScript de forma totalmente gratuita e lúdica por meio de games e jogos.

Publicidade

Para participar do curso, o interessado deve realizar um cadastro no site para acessar o material. As trilhas são adaptadas em fases, sendo cada uma delas um momento de aprendizado para o aluno. Ao completar uma trilha inteira, o curso é finalizado e o participante recebe um certificado digital.

Segundo o professor do Departamento de Computação (Decom) do CEFET-MG, Sandro Dias, a versão da plataforma, atualizada pelo CEFET-MG, é destinada a pessoas do meio tecnológico e também a leigos. “Entendemos que a tecnologia é uma importante ferramenta para os jovens que ingressam no mercado de trabalho e assim conseguimos colaborar com o conhecimento de forma acessível e de fácil entendimento. ”, explica.

CodeLife

O site foi criado em 2018 por meio de uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e o Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Em 2020, a coordenação do projeto foi transferida para o professor Sandro, a convite da Fapemig. Desde então, o Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia da Computação do CEFET-MG (Compet) iniciou um projeto com o objetivo de retomar as atualizações da plataforma, com melhorias no código e adição de novos conteúdos.

Publicidade

O CodeLife exerce uma importante função social ao ampliar a perspectiva dos jovens no mercado de trabalho, oferecendo-lhes um ótimo conteúdo de forma gratuita e acessível, fazendo-se necessária sua constante manutenção”, destaca o professor Sandro.

Atualmente, o projeto é executado no Laboratório Multidisciplinar de Tecnologia Aplicada, onde também funcionam o Programa Enxurrada de Bits e o Compet, localizados no prédio principal do campus Nova Gameleira do CEFET-MG, em BH. Além do site, o grupo também produz conteúdo sobre programação para o Instagram, a partir de quadros informativos como CodePédia e CodeInforma.

Acesse o portal CodeLife, inscreva-se e aprenda sobre a linguagem de programação. Visite, também, o Instagram @Codelifebr.

CEFET-MG games plataforma codlife jogos
Acesso ao CodeLife, plataforma de games criada no CEFET-MG, é gratuito e oferece certificado nas áreas de programação e desenvolvimento web.