Programa Futuras Cientistas está com inscrições abertas

O Programa Futuras Cientistas abriu inscrições para a Imersão Científica 2024, o período de cadastro vai até o dia 11 de setembro.

Programa Futuras Cientistas

O Programa Futuras Cientistas está com inscrições abertas para 2024; visando minimizar o problema da baixa presença feminina na Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, que segue sendo um dos grandes desafios à equidade de gênero no mundo.

Publicidade

No Brasil, por exemplo, apenas 31% das ocupações em STEM – sigla usada em referência a essas áreas de atuação – são de mulheres, segundo dados da UNESCO. De olho na reversão desse cenário, o Futuras Cientistas, programa de gênero do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), unidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), abriu inscrições para a edição nacional da sua próxima Imersão Científica, em 2024.

As meninas e mulheres interessadas em participar devem fazer seu cadastro até o dia 11 de setembro deste ano, no https://www.gov.br/cetene/pt-br/areas-de-atuacao/futuras-cientistas.

Podem participar da iniciativa tanto alunas do segundo ano do Ensino Médio quanto professoras do Ensino Médio que pertençam às redes públicas estaduais de educação. Ao todo são oferecidas 470 vagas para todo o Brasil, com 10% das oportunidades destinadas a pessoas com deficiência.

Do total, 160 vagas são para alunas matriculadas em escolas regulares e outras 160 vagas para estudantes de tempo integral, semi-integral ou do ensino técnico. As estudantes contempladas recebem um auxílio mensal no valor de R$ 483,00 (quatrocentos e oitenta e três Reais), fornecido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de kit com os materiais necessários para a realização dos experimentos dos planos de trabalho. As docentes ocupam as 150 vagas restantes.

CRONOGRAMA

Publicidade

A Imersão Científica é a primeira etapa do programa Futuras Cientistas e inclui na programação atividades práticas em laboratórios dos centros de pesquisa parceiros, aulas remotas e palestras temáticas.

Os grupos de trabalho são monitorados por especialistas e as atividades são realizadas segundo as metas globais estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em favor da equidade de gênero (ODS 5), bem como a missão institucional do CETENE/MCTI de promoção ao acesso e à popularização da Ciência no Nordeste e no Brasil.

Além da Imersão Científica, o Futuras Cientistas é composto de outras três etapas, que serão realizadas ao longo de 2024: banca de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mentoria e estágios supervisionados.

FUTURAS CIENTISTAS

Publicidade

Idealizado pela pesquisadora Giovanna Machado e criado em 2012, o Programa Futuras Cientistas passou a ter alcance nacional em 2022, contemplando um total de 675 estudantes em todas as regiões do país.

A mudança de patamar ocorreu após uma década de atuação nos estados de Pernambuco, Paraíba e Sergipe. Estima-se que, em média, cerca 70% das participantes da iniciativa são aprovadas no vestibular e, desse total, em torno de 80% escolhem áreas de STEM.

Devido a suas contribuições, o Futuras Cientistas foi agraciado em 2022 com o Prêmio LED – Luz na Educação, promovido pela Fundação Roberto Marinho em parceria com a Rede Globo e conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Consulado dos EUA no Recife.

O Futuras Cientistas é um programa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) que estimula o contato de alunas e professoras da rede pública de ensino com as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática; a fim de contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional.

Com o desenvolvimento do pensamento e de atividades científicas transdisciplinares, reduzimos barreiras para o acesso e permanência de meninas e mulheres nos espaços científicos. Em 10 anos, 70% das participantes do programa foram aprovadas no vestibular. Destas, 80% escolheram cursos nas áreas de Ciência e Tecnologia.

Publicidade

As frentes de atuação têm início no ensino médio, entretanto seguem até o ensino superior. 

OBJETIVO:

Estimular o interesse e promover a participação de mulheres professoras e estudantes do ensino médio, nas áreas de Ciência e Tecnologia, através de sua aproximação a centros tecnológicos e instituições de ensino e pesquisa.

FRENTES DE AÇÃO DO PROGRAMA:

  • Imersão Científica
  • Banca de Estudos
  • Mentoria
  • Estágios

Veja todas as informações e link de inscrições aqui!

Publicidade