Trilhas de Futuro: prazo para matrícula termina hoje, novas inscrições serão abertas

Publicidade

Estudantes selecionados no Programa Trilhas de Futuro tem até esta quarta-feira (11) para realizar as matrículas.

Os participantes selecionados para os cursos técnicos gratuitos do Programa Trilhas de Futuro 2022 tem esta quarta-feira, 11 de maio, para realizarem as matrículas, de forma presencial, na instituição de ensino para a qual foi encaminhado.

Neste ano, o programa recebeu mais de 270 mil inscrições, recorde se comparado ao ano passado, quando 168 mil estudantes se inscreveram.

Nesta segunda edição do programa foram abertas 40 mil vagas para formações profissionais gratuitas, com mais de 70 opções de cursos em 110 municípios mineiros. Os cursos são ofertados por escolas de ensino técnico privadas e públicas, por meio de parceria com o Governo do Estado.

Além da formação técnica gratuita, o Trilhas de Futuro oferece também uma ajuda de custo de R$ 18,00, por dia, para alimentação e transporte. Para saber se conquistou uma das vagas, o candidato deverá acessar a página virtual (www.trilhasdefuturo.mg.gov.br), informar o número de inscrição ou o documento utilizado na hora do cadastro, além dos dados de filiação e a data de nascimento.

Publicidade

Cada candidato poderá se matricular em apenas uma opção de curso. É importante lembrar que o classificado para uma das vagas que não realizar a matrícula no prazo estipulado perderá o direito de realizar o curso técnico. A previsão é que as aulas se iniciem no dia 25 de julho.

Para garantir vaga na formação profissional gratuita ofertada pelo Governo de Minas, é necessário comparecer na instituição para a qual foi selecionado, com toda a documentação necessária.

Confira aqui se você foi contemplado.

Nova oportunidade

Os participantes que não foram chamados nesta etapa terão uma segunda chance para ingressar em algum curso profissionalizante de forma gratuita, oferecido pelo programa. Entre os dias 18 e 31 de maio, o Trilhas de Futuro oferecerá a chamada para vagas residuais. Ou seja, qualquer candidato poderá se inscrever para as vagas ainda disponíveis.

No período de vagas residuais será adotado o critério cronológico das inscrições. Nele, o estudante escolherá qual curso e em qual instituição deseja participar, a partir da listagem de vagas disponíveis a ser divulgada, e deverá se encaminhar diretamente à unidade para a efetivação da matrícula.

INFORMAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA:

O participante selecionado deverá realizar a matrícula de forma presencial, na instituição de ensino indicada. Apresentar os seguintes documentos:

  • Identidade ou certidão de nascimento;
  • CPF do estudante;
  • Para o estudante menor de idade, é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis.
  • Comprovante de residência no nome de um dos pais/responsáveis ou do estudante, quando maior de idade;
  • Declaração de escolaridade, com indicação da etapa que o estudante está cursando, quando ainda estiver no ensino médio;
  • Declaração de conclusão ou histórico escolar, no caso de egresso do ensino médio.

Fonte: Secretaria de Educação de MG


Veja mais Oportunidades

Siga o Varginha Digital no

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui