Programa de Voluntariado da Cemig forma estudantes do Sul de Minas em gestão de projetos

Jovens conheceram importantes ferramentas de gestão utilizadas no mundo corporativo através do Programa de Voluntariado da Cemig.

Segundo estimativa do Project Management Institute – PMI, até 2027, empregadores de diversos setores precisarão de quase 88 milhões de profissionais capacitados para o gerenciamento de projetos. O Brasil é o quarto país do mundo que mais oferece vagas nessa área. Pensando em levar aos jovens do sul de Minas o conhecimento básico para atender essa demanda por profissionais qualificados, o Programa Você – Voluntariado Cemig promoveu, nos dias 25 e 26 de outubro, o “Programa de Gestão de Projetos na Carreira”, em Varginha, no Sul de Minas.

Publicidade

A formação, totalmente gratuita, ofereceu aos estudantes de escolas públicas, na faixa etária de 15 a 18 anos, uma aprendizagem experiencial de como fazer a gestão de projetos, auxiliando-os na compreensão, planejamento, realização, monitoramento e avaliação do projeto, como a gestão da própria carreira.      

A gestão de projetos é uma das profissões do futuro, que vem crescendo e se tornando essencial e requisitada em várias empresas.  Com abordagem simples e prática, o treinamento ministrado pelos voluntários da Cemig levou o jovem a entender qual o papel do gestor de projetos, como fazer um bom gerenciamento, como definir metas, escopo e prazos.  

Segundo o Gerente de Sustentabilidade da Cemig, Adiéliton Galvão de Freitas, a iniciativa tem um alcance social de grande relevância, uma vez que proporciona uma experiência significativa aos jovens de escolas públicas. “Queremos mostrar a esses jovens importantes ferramentas de gestão de projetos utilizadas no mundo corporativo e com utilidade também na vida pessoal, pois com um bom planejamento é possível tirar os sonhos do papel, incluindo a escolha e gerenciamento de uma carreira profissional que podem se transformar em ótimas perspectivas” – afirma.  

O estudante do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Wladimir de Rezende Pinto, João Miguel Guimarães, mostrou-se surpreso com a qualidade dos conteúdos apresentados neste treinamento. “O curso foi muito bom para a minha formação pessoal e profissional, pois abriu novos horizontes de como eu posso gerenciar a minha vida e a minha carreira. Pensei que aprenderíamos só o processo, mas foi bem completo. Apesar do pouco tempo, tivemos muito aprendizado. Tenho certeza de que esse curso foi muito importante para todos que vieram aqui participar” – revela.

Voluntariado Empresarial

Publicidade

O Programa Você – Voluntariado Cemig, tem como finalidade estimular e difundir a solidariedade e o trabalho voluntário da força de trabalho, a fim de promover o desenvolvimento humano e contribuir com o bem-estar das comunidades onde atua.  

Reconhecendo essa iniciativa como uma importante ferramenta de transformação social e desenvolvimento pessoal, a Cemig se compromete com a adoção e disseminação de boas práticas de voluntariado empresarial. Assim, a companhia vem investindo em projetos que beneficiam jovens de comunidades, alunos de escolas públicas e mulheres em situação de risco social. 

Programa Voluntariado Cemig alunos
Estudantes do ensino médio conheceram ferramentas de gestão corporativa em treinamento gratuito oferecido pelo Programa de Voluntariado da Cemig no Sul de Minas. Imagem de divulgação Cemig.