Inscrições para Contratação nas Escolas Estaduais de MG para 2024 terminam hoje

A SEE MG está com inscrições abertas para convocação e contratação temporária em 2024.

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) prorrogou o prazo até as 9h desta segunda-feira (30) para as inscrições para a convocação e contratação temporária (antiga designação) de profissionais da educação para trabalhar nas escolas estaduais de Minas Gerais em 2024.

Publicidade

O cronograma foi publicado nas Resoluções SEE Nº4919/2023 e Nº4920/2023, que dispõem sobre critérios e definem procedimentos para inscrição e classificação nos Cadastro de Reserva para contratação temporária e convocação temporária de candidatos ao exercício de funções do Quadro Administrativo e do Quadro do Magistério da rede estadual de ensino do estado de Minas Gerais em 2024.

A convocação temporária ao Quadro do Magistério será para as funções de Analista Educacional/Inspetor Escolar (ANE/IE), Especialista em Educação Básica (EEB) e Professor de Educação Básica (PEB).

Já as contratações temporárias para o Quadro Administrativo são destinadas às funções de Auxiliar de Serviços de Educação Básica (ASB), Assistente Técnico de Educação Básica (ATB) e o Analista de Educação Básica (AEB).

As inscrições para os candidatos das modalidades de convocação e contratação temporárias vão de 16 de outubro até às 17h do dia 27 de outubro de 2023, por meio do site do Sistema de Administração e Gestão de Pessoal Temporário (SIAGEPE), uma novidade do processo deste ano. No novo site, as informações sobre as inscrições e todas as etapas de classificação são concentradas em um único sistema.

As inscrições são divididas em Quadro Magistério (para Professores de Educação Básica) e Quadro Administrativo (para demais funções), conforme imagem abaixo.

Publicidade

convocação contratação see mg 2024
Imagem de reprodução

Outra mudança deste ano é que as inscrições serão realizadas por Superintendência Regional de Ensino (SRE), podendo o candidato inscrever-se em até três SRE’s permitindo-o concorrer em qualquer um dos municípios da circunscrição respectiva.

Isso facilita muito para que eles tenham maior chance de candidatar-se nos diversos municípios de cada SRE, abrindo maiores possibilidades para que tenham vagas para trabalhar em 2024”, destaca Gláucia Ribeiro, subsecretária de Gestão de Recursos Humanos da SEE/MG.

Além disso, os candidatos poderão realizar 50 escolhas de vagas diferentes no processo online. “Isso vai facilitar a escolha de locais de fácil acesso para ele. Dentro do município ou nas três inscrições de SRE’s de diversos municípios, ele terá disponível 50 escolhas no total, o que amplia a possibilidade de escolhas do candidato”, concluiu Gláucia.

Cronograma

Publicidade

A divulgação preliminar do Cadastro de Reserva dos candidatos está prevista para o dia 21 de novembro, a partir das 10h. A partir desta data, até às 17h do dia 24 de novembro, será possível, também, realizar correção ou alteração dos dados informados na primeira etapa, caso necessário. A divulgação da classificação definitiva está prevista para o dia 15 de dezembro, a partir das 17h.

Convocação temporária ao Quadro do Magistério

O candidato à convocação temporária poderá inscrever-se para as seguintes funções do magistério: Analista Educacional/Inspetor Escolar (ANE/IE), Especialista em Educação Básica (EEB) e Professor de Educação Básica (PEB) nas modalidades de Ensino Regular, Educação Especial, Educação Integral, Educação Profissional e Conservatórios Estaduais de Música.

Antes de iniciar a inscrição, o candidato deverá certificar-se da existência, na circunscrição da SRE, da função/componente curricular/área de conhecimento, modalidade de ensino e curso, para a qual pretende se inscrever.

O candidato poderá realizar até três inscrições distintas por SRE e de livre escolha para o Quadro de Magistério nas modalidades do Ensino Regular, Educação Especial, Educação Integral, Educação Profissional e Conservatório de Música. No ato da convocação temporária, deverão ser observadas as normas vigentes para o acúmulo de cargos.

Publicidade

Contratação temporária para quadro administrativo

O candidato à contratação temporária poderá se inscrever no Cadastro de Reserva para as seguintes funções do Quadro Administrativo das Unidades da Rede Estadual de Ensino: Analista de Educação Básica (AEB) (Assistente Social, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional); Assistente Técnico de Educação Básica (ATB) e Auxiliar de Serviços de Educação Básica (ASB).

Antes de iniciar a inscrição, o candidato deverá certificar-se da existência, na circunscrição da SRE, da função na qual pretende se inscrever. O interessado poderá realizar até três inscrições por SRE no Cadastro de Reserva, de livre escolha, observando, no ato da contratação temporária, as normas vigentes para o acúmulo de cargos, conforme previsto em legislação própria.

Algumas observações na inscrição de 2024.

Não haverá listagem por Município – Agora a Listagem é por SRE
Exemplo: Antes tinha Inscrição para Uberaba, uma pra Conquista e outra para Sacramento. Agora é uma lista ÚNICA com todas as cidades da SRE Uberaba. Ou seja, Todos vão estar na mesma lista.

Publicidade

Prioridades de classificação:
1º Aprovados em concurso 2023.(após homologação)
2º Aprovados em concurso 2017
3º Habilitadas com contagem de tempo
4º Habilitados sem contagem de tempo
5º CAT com contagem de tempo
6º CAT sem contagem de tempo

Tempo de serviço até 30/06/2023.
Escola Regular => só pode Regular
Escola Especial => pode Escola Regular/Escola Especial
Apoio/Sala Recurso => podem em Apoio e Sala Recurso
Integral e Itinerários => só pode Integral e/+ Itinerários
Educação Profissional > Somente Educação Profissional

Rodadas Online: Apenas para HABILITADOS EEB, Regente de Turma, Regente de Aula

Presencial: Apenas Apoio, APAC, Prisional, Integral, Itinerários e Profissional

Editais
1º Edital => Concurso 2023 após homologação
Concurso 2017, Habilitados
2º Edital => Concurso 2023 após homologação, Concurso 2017, Habilitados, Habilitados não Inscritos
3º Edital => Concurso 2023 após homologação Concurso 2017, Habilitados, Habilitados não Inscritos, CAT inscrito
4º Edital => Concurso 2023 após homologação Concurso 2017, Habilitados, Habilitados não Inscritos, CAT inscrito, CAT não inscrito

Datas importantes
16/10 a 30/10 – Inscrições
21/11 – Pré listagem
21/11 a 24/11 – Correção de tempo
15/12 – Listagem definitiva
05/01 a 10/01 – Escolha de Vagas
22/01 – 1ª Rodada Online
23/01 e 24/01 – Assinar Contrato Rodada 1.
29/01 – 2ª Rodada Online
30/01 – Assinatura Contrato Rodada 2.
31/01 – Designações Presenciais – Apoio/Integral e Itinerários /CESEC/APAC/Prisional/ Profissional

As inscrições, para contratação e convocação temporárias, devem ser realizadas por meio do site do Sistema de Administração e Gestão de Pessoal Temporário (SIAGEPE).

As resoluções estão disponíveis nas páginas 25 e 28 do Diário Oficial de Minas Gerais.

Para fazer inscrição acesse o site abaixo:

Sistema de Administração e Gestão de Pessoal Temporário (SIAGEPE)

Publicidade

Fonte: Secretaria de Educação de MG