Theatro Capitólio recebe abertura do Simpósio de Língua e Literatura do Cefet-MG Varginha

Publicidade

O 4º Simpósio de Língua e Literatura do Cefet-MG será realizado nos dias 26 e 27 de maio de 2023 no Campus Varginha.

Nesta sexta-feira (26/05), a partir das 19h, o Theatro Municipal Capitólio recebe a abertura oficial do 4º SILL – Simpósio de Língua e Literatura do Cefet-MG – unidade Varginha. O evento é aberto ao público, por meio de retirada gratuita de ingressos.

Dentre as atrações, está a apresentação do Coro de Câmara da Universidade Federal de Alfenas, o Madrigal Unifal-MG, com a regência e direção artística de João Pedro Boroni. O grupo é formado por 20 participantes, entre servidores e discentes da universidade, além de membros da comunidade externa.

Publicidade

Em seguida, haverá também o espetáculo teatral “A Menina Boba”, baseado na obra poética de Oneyda Alvarenga, que foi uma importante artista varginhense reconhecida em diversas áreas culturais. A aula-espetáculo, produzida e apresentada por Bárbara Biscaro – atriz e docente na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) -, é baseada na obra homônima da autora varginhense e no ciclo de canções de Cláudio Santoro, que musicou quatro poemas da poetisa, no ano de 1940.

Após o espetáculo haverá uma mesa-redonda sobre a motivação da performance com a participação da atriz e professora Bárbara Biscaro (UFSC), do escritor varginhense José Roberto Sales, de Juliana Alvarenga Freitas, da Universidade de Aveiro (Portugal), da professora Maristela Rocha, do Cefet-Varginha, com mediação da professora Edilaine Toledo, também do Cefet-Varginha.

Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na Biblioteca Pública de Varginha (Pça. Gov. Benedito Valadares, 141 – Centro – das 8h às 17h) e na Biblioteca do Cefet-MG (Av. dos Imigrantes, 1000 – das 9h às 21h).

4º SILL –Simpósio de Língua e Literatura

O 4º SILL – Simpósio de Língua e Literatura será realizado nos dias 26 e 27 de maio de 2023 no Campus Varginha. O simpósio é uma das atividades de extensão do GELLDIS – Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Cefet-MG Varginha. As inscrições para diversas atividades são gratuitas e já podem ser feitas pela plataforma Even3, pelo endereço https://www.even3.com.br/4-sill-simposio-de-lingua-e-literatura-do-cefet-mg-varginha-317662/.

Publicidade

O tema-título desta edição – “A literatura faz girar os saberes” frase de Roland Barthes, em seu texto “Aula” – procura encampar, em seu escopo, diversificados saberes que são mobilizados pela área da Literatura, em suas múltiplas relações tanto com conhecimentos de seu próprio campo das linguagens, quanto com outras áreas, ressaltando a da Educação.

Assim, a literatura configura-se como essa grande ‘roda’ que pode fazer girar os moinhos da produção científica, artística, cultural, social, didática, entre outras. Esse potencial da área em questão é importante, portanto, para alavancar a produção de conhecimentos em diferentes áreas inter-relacionáveis, mas também, e especialmente, para propiciar o diálogo entre iniciativas voltadas à extensão, para divulgação e amplitude dessas iniciativas.

O principal objetivo é promover um espaço para discussões, trocas de experiências, reflexões e ações em torno das práticas de variadas linguagens e letramentos embasados e mobilizados pela literatura, em toda a versatilidade que ela detém e apresenta, especialmente em nossa atualidade diversa e digital. O desejo é, desse modo, viabilizar oportunidades de parcerias entre professores, pesquisadores e outros atores no âmbito do ensino, da pesquisa e, especialmente, da extensão, no esforço constante de contribuição para a população do Sul de Minas e de regiões próximas.

Simpósio de Língua do Cefet-MG Varginha
Simpósio de Língua e Literatura do Cefet-MG Varginha.

Publicidade