Transforma Minas abre Processo Seletivo com vagas para 47 Superintendências Regionais do Estado

Publicidade

Transforma Minas abre processo seletivo com vagas para atuação em 47 Superintendências Regionais de Ensino do Estado.

O programa Transforma Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), abriu, nesta terça-feira (16), as inscrições do processo seletivo para atuação nas 47 Superintendências Regionais de Ensino do Estado (SREs), vinculadas à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). O programa busca selecionar profissionais que tenham aptidão técnica e as competências necessárias para ocupar as vagas.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas no site do Transforma Minas. O regulamento do processo seletivo foi publicado em janeiro deste ano e está disponível neste link. Os interessados devem se inscrever no site do programa até 31/5, às 11h59.

Publicidade

Podem concorrer às vagas nas SREs os servidores que passaram pelo processo de Certificação Ocupacional, conforme legislação (decreto n.º 47.625, de 20/03/2019 e edital SEE n.º 05/2023), que terá o resultado final publicado no Diário Oficial deste sábado (13/5). Além da certificação, o candidato deverá atender aos requisitos estabelecidos para o ocupante do cargo, que serão disponibilizados na descrição das vagas no site.

Desde janeiro deste ano, já foram abertas mais de 160 vagas de lideranças nos processos seletivos do Transforma Minas. Em todas as seleções, o alto nível dos candidatos representa o potencial das futuras lideranças de diversos órgãos e entidades do Governo de Minas”, reforça a coordenadora do programa, Luciana Custódio.

Certificação Ocupacional

Uma das novidades para exercício de cargo de provimento em comissão destinado à direção das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) da SEE/MG foi a realização do processo de Certificação Ocupacional, um dos pré-requisitos para se candidatar ao programa Transforma Minas. Os candidatos passaram por etapas de análise de currículo, prova objetiva e entrevista, realizadas pelo Instituto Avaliar. O resultado final do Processo de Certificação Ocupacional será divulgado no Diário Oficial deste sábado (13/5). Ao todo, foram certificados 293 servidores.

Publicidade

Nesta certificação, houve uma mudança importante e a atuação como vice-diretor foi contabilizada como experiência em gestão. O credenciamento obtido no processo de Certificação Ocupacional terá validade de dois anos, prorrogáveis por mais dois, a contar da data da publicação do resultado final no Diário Oficial.

O cargo de Superintendente Regional de Ensino é um dos mais importantes dentro da estrutura da Secretaria de Educação. Além de ser nossa representação no interior do estado, o Superintendente faz a conexão entre o órgão central e as especificidades de cada região. O seu papel é fundamental para a gestão e execução das ações da educação no âmbito regional”, comenta a subsecretária de Gestão de Recursos Humanos da SEE/MG, Gláucia Cristina Ribeiro.

Lideranças regionais

O Transforma Minas publicou, em 5/1/2023, o regulamento para seleção de 207 lideranças regionais para atuação em nove órgãos e entidades do Governo de Minas, incluindo as 47 da Secretaria de Estado de Educação.

Publicidade

Também foram disponibilizadas vagas para as regionais das secretarias de Estado de Saúde (SES-MG), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), de Desenvolvimento Social (Sedese) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER-MG), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).

As seleções estão acontecendo de forma escalonada, de acordo com o cronograma estabelecido no regulamento.

# processo seletivo # minas # vagas

Publicidade