Inscrições em 28 cursos de Graduação da Unifal-MG terminam hoje

Publicidade

UNIFAL-MG oferta vagas de graduação nas áreas de saúde, tecnologia, educação, engenharia e ciências sociais aplicadas.

A UNIFAL-MG divulgou edital para o preenchimento de 1654 vagas remanescentes no primeiro semestre de 2024, de 28 cursos de graduação para os três campi: Alfenas, Varginha e Poços de Caldas. As modalidades oferecidas são: Remanejamento Interno entre Turnos; Reingresso; Rematrícula; Transferência Externa; Aproveitamento de Lista de Espera; Programas Específicos; Obtenção de novo título; e Remanejamento Interno entre Cursos. Para cada modalidade há um tipo de requisito.

Confira, abaixo, os quadros de números de vagas oferecidas para cada curso.

Publicidade

Alfenas
Cursonº de vagas
Biomedicina7
Biotecnologia22
Ciência da Computação20
Ciências Biológicas (Bacharelado)13
Ciências Biológicas (Licenciatura)17
Ciências Sociais (Bacharelado)9
Ciências Sociais (Licenciatura)20
Enfermagem10
Farmácia7
Física (Licenciatura)84
Fisioterapia5
Geografia (Bacharelado)76
Geografia (Licenciatura)56
História (Licenciatura)34
Letras (Línguas Estrangeiras)20
Letras (Língua Portuguesa Bacharelado)15
Matemática (Licenciatura)58
Medicina6
Nutrição27
Odontologia11
Pedagogia29
Química (Bacharelado)81
Química (Licenciatura)81
Varginha
Cursonº de vagas
Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e EconomiaIntegral: 112Noturno: 106
Administração PúblicaIntegral: 46Noturno: 23
Ciências AtuariaisIntegral: 4Noturno: 57
Ciências ContábeisIntegral/noturno: 8
Ciências EconômicasIntegral: 17Noturno: 41
Poços de Caldas
Cursonº de vagas
Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e TecnologiaIntegral: 191Noturno: 163
Engenharia Ambiental84
Engenharia Civil6
Engenharia de Minas50
Engenharia de Produção7
Engenharia Química16
Gestão Ambiental e Sustentabilidade – EAD15

Sobre as modalidades

As pessoas interessadas em ingressar nos cursos no ano de 2024 podem escolher entre 8 formas de ingresso. Confira, abaixo, a explicação de cada modalidade.

Remanejamento Interno entre Turnos → mudança de turno, desde que mantidos o curso, a modalidade, o grau e a habilitação.

Reingresso → oportunidade do(a) graduado(a) formado(a) na UNIFAL-MG retornar para a complementação de outro grau (Bacharelado/Licenciatura), habilitação ou ênfase do mesmo curso ou 2º ciclo dos Bacharelados Interdisciplinares sem a necessidade de novo processo seletivo SiSU, desde que sua solicitação seja feita até quatro semestres letivos subsequentes à sua colação de grau no curso anterior, ou seja: 2022/1, 2022/2, 2023/1 e 2023/2.

Publicidade

Rematrícula → destinada aos discentes que tiveram a matrícula cancelada por não renovação no prazo previsto no Calendário Acadêmico ou por terem cancelado por iniciativa própria. Podem concorrer às vagas os(as) discentes que tenham até quatro semestres letivos de desligamento.

Transferência Externa → destinada aos candidatos e candidatas regularmente matriculados(as) em curso superior de graduação de outra instituição credenciada pelo Ministério da Educação. Exige-se nota do Enem dos anos de 2019, 2020, 2021, 2022 ou 2023.

Aproveitamento da lista de espera → destinada a candidato e candidata classificado(a) na lista de espera da UNIFAL-MG que não foi convocado(a) para matrícula dos editais para ingresso em 2023/1 e 2023/2 e que não esteja matriculado(a) em curso de graduação da UNIFAL-MG.

Programas específicos → é a modalidade destinada aos candidatos e candidatas pertencentes a programas mantidos pela UNIFAL-MG, que preencham os seguintes requisitos: a) concluído o Ensino Médio; b) participado do Exame Nacional do Ensino Médio no ano de 2022 ou 2023; c) participado do Curso Preparatório para o Enem da UNIFAL-MG no ano de 2022 ou 2023, registrado pela Pró-Reitoria de Extensão, ofertados nos Campi de Alfenas, Poços de Caldas ou Varginha.

Publicidade

Obtenção de Novo Título ou Segunda Graduação → destinada a candidatos(as) que já tenham concluído curso superior de graduação em Instituição de Ensino Superior (IES) devidamente credenciada pelo Ministério da Educação. A seleção é realizada pela média das notas das disciplinas cursadas na graduação.

Remanejamento Interno entre Cursos → é um procedimento facultado ao discente regularmente matriculado na UNIFAL-MG para transferir-se, por meio de processo seletivo, de um curso para outro da própria instituição. Considera-se a média aritmética entre a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) obtida pelo(a) candidato(a) quando de seu ingresso na UNIFAL-MG, o Coeficiente de Desempenho Acadêmico (CDA) dos períodos por ele(a) cursado e a carga horária cursada com aprovação.

Sobre as inscrições

Os candidatos interessados em participar da seleção deverão informar, no ato da inscrição, o curso e a modalidade para os quais pretende concorrer, além de preencher a inscrição com os seguintes campos: CPF, nome completo, instituição de origem, e-mail, telefone e ano do ENEM (para modalidade Transferência Externa; Aproveitamento de Lista de Espera do SISU/UNIFAL-MG; Programas Específicos).

Candidatos da modalidade de Obtenção de Novo Título deverão informar, também, a média das notas no curso de graduação, calculada conforme a fórmula do item 6.2 do edital.

Publicidade

As inscrições possuem uma taxa de R$ 50,00 e ficarão disponíveis até 18/01/2024, exclusivamente pela internet, no link: http://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/graduacao/inscricaograduacao/formularioinscricao.php.

Para mais informações, acesse o Edital 201/2023 disponível na página da Diretoria de Processos Seletivos – DIPS: https://www.unifal-mg.edu.br/dips/vagas-remanescentes-2024-1/

Publicidade