Unifal-MG 2022: inscrições abertas para cursos de Pós-graduação, Mestrado e Doutorado

Publicidade

Confira as oportunidades na UNIFAL-MG em 2022. São diversos cursos gratuitos entre Pós-graduação, Mestrado e Doutorado em diversas áreas.

A Unifal-MG (Universidade Federal de Alfenas) está com várias cursos de especializações abertos. Há vagas para pós-graduação, mestrado, doutorado e estágio em diversas áreas. A Unifal-MG está presente em Alfenas, Varginha e Poços de Caldas, os cursos são gratuitos e terão início em 2022.

Veja os cursos disponíveis na Unifal-MG abaixo:

Pós-Graduação em Biotecnologia

De 10/01 a 04/02/2022, candidatos (as) poderão se inscrever no processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec/UNIFAL-MG), nas seguintes linhas de pesquisa:

  1. Biomoléculas;
  2. Reaproveitamento de Resíduos Agroindustriais. Ao se inscrever, o(a) participante concorrerá a uma das 10 vagas disponíveis. 

A seleção dos (as) candidatos (as) para ingresso constará de avaliação escrita (online), que será realizada no dia 10 de fevereiro de 2022, das 19h às 21h30, pelo Google Meet (etapa eliminatória) e análise de Currículo (etapa classificatória). 

Publicidade

Requisitos para inscrição nos cursos da Unifal-MG: 

  • Para se inscrever, o (a) candidato (a) deverá ter concluído ou estar em processo de conclusão de curso de graduação, devendo apresentar, até o dia da matrícula, o diploma, certificado ou declaração de previsão de colação de grau, obtido em universidades nacionais, em cursos reconhecidos pelo MEC, ou estrangeiras, devendo, neste caso, o diploma estar revalidado;
  • Serão aceitos os cursos de graduação em Biotecnologia, ou nas áreas correlatas de Agronomia, Bioquímica Bacharelado, Engenharia Agronômica, Engenharia Bioquímica, Engenharia de Bioprocessos, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Química Bacharelado, Ciências Biológicas Bacharelado, Farmácia, Biomedicina, Nutrição ou em outras áreas afins às linhas de pesquisa do Programa. 

As inscrições devem ser realizadas até o dia 4 de fevereiro de 2022, exclusivamente por este endereço eletrônico. As atividades do PPGBiotec terão início em março de 2022. Em caso de dúvidas, contate o e-mail da coordenação: ppgbiotec@unifal-mg.edu.br

Para mais informações, acesse o Edital n° 026/2021, disponível na página do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia. 

Mestrado em Engenharia Química

A UNIFAL-MG está com inscrições abertas para o Mestrado em Engenharia Química. São oferecidas 24 vagas.

Pode participar da seleção, o candidato portador de diploma, de certificado ou de declaração de conclusão de curso superior reconhecido pelo MEC em: Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Materiais, Química Industrial, Química com atribuições Tecnológicas, Biotecnologia, Bacharelado em Ciência e Tecnologia ou áreas afins que sejam correlatas às linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ).

Sobre o processo de seleção

A forma de seleção dos candidatos se dará por meio de avaliação do currículo com base nos critérios adotados no Anexo I do edital e nos documentos comprobatórios das atividades. A pontuação máxima do currículo será de 100 pontos.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, pela internet, neste link até o dia 31 de janeiro de 2022.

Outras informações sobre os critérios do processo seletivo, acesse o Edital 38/2021 na página do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química.

Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas

A UNIFAL-MG abrirá inscrições para seleção de discentes ao Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas, nível de Mestrado, para ingresso no primeiro semestre de 2022.

As vagas serão distribuídas nas linhas de pesquisa: 

  1. Neuroimunoendocrinologia; 
  2. Fisioecologia de animais aquáticos e terrestres; 
  3. Fisiologia e farmacologia da dor, da inflamação e da reparação tecidual; 
  4. Sinalização intracelular;
  5. Regulação da função respiratória. 

A seleção será realizada em duas fases: prova de conhecimento na área de Ciências Fisiológicas (caráter eliminatório) e avaliação do currículo, com comprovantes (caráter classificatório). O período de inscrições será de 3 janeiro de 2022 a 10 de fevereiro de 2022, pelo endereço eletrônico: https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/posgrad/inscricaoposgraduacao/entrada.php

Para mais informações sobre os critérios do processo seletivo, acesse o Edital n° 033/2021, disponível na página do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas. 

Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) divulga a abertura de inscrições para a seleção remota de alunos para o Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, níveis Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto.

São oferecidas vagas nas linhas de pesquisa:

  1. Planejamento, obtenção e avaliação de produtos naturais e sintéticos de interesse farmacêutico;
  2. Microbiologia e Parasitologia aplicadas às Ciências Farmacêuticas;
  3. Bioquímica e Farmacologia aplicadas às Ciências Farmacêuticas;
  4. Desenvolvimento e avaliação de fármacos, medicamentos e cosméticos;
  5. Toxicologia e Análise Toxicológica. 

Serão oferecidas 13 vagas para o Mestrado, 8 vagas para o Doutorado e 4 vagas para o Doutorado Direto. As inscrições para o Mestrado ocorrerão entre os dias 22 de dezembro de 2021 e 21 de fevereiro de 2022, por este endereço eletrônico. 

Para Doutorado e Doutorado Direto, as inscrições são de 22 de dezembro de 2021 a 14 de fevereiro de 2022, neste site.  

Para mais informações sobre os critérios do processo seletivo, acesse o Edital n° 35/2021 e o Edital n° 36/2021, disponíveis na página do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas.

Mestrado em Educação

O Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFAL-MG, na área de concentração Fundamentos da Educação e Práticas Educacionais, abrirá inscrições para seleção de discentes para o Mestrado Acadêmico. As inscrições ocorrerão exclusivamente no período de zero hora (0h) do dia 3 de janeiro até as 23:59 do dia 31 de janeiro de 2022, horário de Brasília, exclusivamente pela Internet, por meio deste link. 

Será oferecido o seguinte quantitativo de vagas por linha de pesquisa do Programa: “Culturas, Práticas e Processos na Educação”, até 5 (cinco) vagas; “Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias”, até 6 (seis) vagas; “Educação e Sociedade: sujeitos, ideias e políticas”, até 12 (doze) vagas. Para se inscrever, o candidato deverá ser portador de diploma de bacharelado ou licenciatura, obtido em cursos reconhecidos pelo MEC.

Sobre o processo de seleção deste curso da Unifal-MG

O processo de seleção será composto por (02) duas etapas distintas, realizadas no período de 3 de fevereiro de 2022 a 11 de março de 2022, a saber: 

  1. Primeira Etapa (eliminatória) – Pré-projeto de pesquisa, com valor de 0,0 (zero) a 10,0 (dez);
  2. Segunda Etapa (eliminatória): a segunda etapa do processo seletivo consiste em Defesa Oral do Projeto de Pesquisa e da PIP, com valor de 0,00 (zero) a 10,0 (dez). 

Para mais informações sobre os critérios do processo seletivo, acesse o Edital 39/2021 disponível na página do Programa de Pós-Graduação em Educação. 

Mestrado em História Ibérica

A partir do dia 1º de fevereiro de 2022, estarão abertas as inscrições para a seleção de alunos para o Programa de Pós-Graduação em História Ibérica (PPGHI), Mestrado Profissional, na área de concentração “Ensino e Pesquisa de História Ibérica”, com a seguinte linha de pesquisa: “Cultura, Poder e Religião”. Serão oferecidas até 20 vagas. 

Para se inscrever, o (a) candidato (a) deverá ser portador (a) de diploma de bacharelado ou licenciatura obtido em cursos reconhecidos pelo MEC em universidades nacionais ou estrangeiras, devendo o diploma, neste último caso, estar revalidado ou em processo de revalidação; portador(a) de documento equivalente; ou, ainda, estar cursando o último período do curso de graduação.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela Internet, neste endereço eletrônico, até o dia 4 de março de 2022. 

Sobre o processo de seleção deste cursos da Unifal-MG

O processo de seleção será composto pelas etapas abaixo, a serem realizadas de 7 a 14 de março de 2022:

  • 1ª etapa (eliminatória) – dia 07/03/2022, às 10h – análise do pré-projeto apresentado (apenas pela Comissão de Seleção), conforme critérios estabelecidos no Apêndice B do Edital n° 04/2022. 
  •  2ª etapa (eliminatória) – 10/03/2022, às 10h – entrevista do(a) candidato(a) com membros da Comissão de Seleção (via plataforma Google Meet). Fará parte da entrevista a arguição sobre o pré-projeto apresentado, conforme critérios estabelecidos no Apêndice B do Edital n° 04/2022. 
  • 3ª etapa (classificatória) – 14/03/2022, às 10h – análise do currículo (apenas pela Comissão de Seleção). Os critérios de avaliação e de pontuação do currículo constam no Apêndice C do Edital n° 04/2022. 

Para mais informações sobre os critérios do processo seletivo, acesse o Edital n° 04/2022, disponível na página do Programa de Pós-Graduação em História Ibérica. 

Especialização em Fisiologia do Exercício: do paciente ao atleta

Abertas as inscrições para o curso de especialização lato sensu em “Fisiologia do Exercício: do paciente ao atleta”, destinado a profissionais da Educação Física, fisioterapeutas, médicos, psicólogos, nutricionistas e graduados de áreas correlatas. São oferecidas 45 vagas.

A proposta do curso é promover conhecimento teórico-prático em fisiologia do exercício fundamentado em pesquisas científicas e sua aplicabilidade em atletas, esportistas e casos especiais como cardiopatas, pneumopatas, diabéticos, obesos, idosos e crianças. Além disso, o curso de especialização da UNIFAL-MG visa proporcionar aos discentes bases para o desenvolvimento de pesquisas científicas na área do curso.

Para se inscrever, interessados (as) devem preencher eletronicamente o formulário de inscrição disponível em https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/posgrad/inscricaoposgraduacao/entrada.php no período de 27 de dezembro de 2021 a 11 de fevereiro de 2022. Além da inscrição, os seguintes documentos devem ser eletronicamente anexados no site:

  1. Histórico escolar do curso de graduação;
  2. Cópia do diploma de graduação (frente e verso) em instituição de nível superior reconhecida pelo MEC ou certificado de conclusão de curso;
  3. Curriculum vitae, acompanhado de cópia de todos os documentos comprobatórios, de acordo com os critérios a serem avaliados no anexo I do edital;
  4. Cópia de documento de identidade, CPF, comprovante de endereço e cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50,00.

Sobre o processo seletivo dos cursos da Unifal MG

O processo seletivo será composto pela análise do currículo vitae.

O resultado será divulgado no dia 19 de fevereiro de 2022 no site https://www.unifal-mg.edu.br/prppg/editais-de-pos-graduacao/.

Para mais informações, acesse o Edital disponível na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Estágio na área de Pedagogia

Inscrições abertas para o processo seletivo de estágio na área de Pedagogia. Será selecionado um estudante para atuar na Sede em Alfenas, junto à equipe da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace). 

Com carga horária de 20h semanais, o estágio não obrigatório oferece a remuneração de R$ 787,98 e auxílio-transporte no valor de R$10,00 por dia efetivamente estagiado.

Requisitos para inscrição neste curso da Unifal

  • Estar regularmente matriculado, cursando ou já tendo cursado o 7º período do
    curso superior de Pedagogia;
  • Possuir tempo disponível para dedicar-se às atividades do estágio, no período de
    vigência do termo de compromisso, sem prejuízo às suas atividades discentes
    regulares;
  • Não estar matriculado no último semestre do seu curso;
  • Não exercer as funções de estagiário em outra instituição, ou participar de outro
    programa de estágio remunerado. 

As inscrições devem ser realizadas neste endereço eletrônico até as 18h do dia 14/01/2022. Atenção! Para efetivar a inscrição, é necessário enviar toda a documentação exigida no item 2.2 do Edital via sistema de inscrições, na aba upload, ambos em formato pdf., podendo ser condensados em formato .zip.

Sobre a seleção

O processo seletivo consistirá em duas fases: na primeira, os candidatos serão submetidos a uma prova prática de produção textual para verificação dos conhecimentos básicos necessários para execução do estágio. A produção textual terá ponto único: “Serviços de apoio ao estudante no Ensino Superior”. Na segunda fase, a banca examinadora fará análise do Currículo Lattes e do Histórico Escolar,

Para mais informações, acesse o Edital nº 156/2021 – Reabertura, disponível na página da Diretoria de Processos Seletivos.

unifal varginha
Foto divulgação: Unifal Varginha – cursos 2022

Veja mais OPORTUNIDADES neste link

Veja mais notícias no Varginha Digital

Siga-nos no Google News

Participe dos Grupos do WhatsApp e receba as novidades!

Notícias de Varginha e do sul de Minas direto no seu celular.

Se você encontrou alguma imagem ou texto em que os direitos autorais não foram creditados, por favor, entre em contato conosco para efetuarmos a correção.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui