Cursos de Mestrado e Especialização da Unifal-MG estão com inscrições abertas

Veja os cursos abertos que estão recebendo inscrições na Unifal-MG, 2 cursos de Mestrado e 1 curso de Especialização, confira os detalhes.

A Unifal-MG está com inscrições abertas para cursos de Mestrado, Doutorado e Especialização, confira a baixo todos os detalhes e veja como se inscrever.

Publicidade

Mestrado em Ciências Fisiológicas

O Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas divulgou o edital de seleção de discentes para o mestrado.

São ofertadas 11 vagas, duas para a linha de pesquisa “Fisioecologia de animais aquáticos e terrestres”, duas para “Fisiologia e farmacologia da dor, da inflamação e da reparação tecidual”, quatro para “Sinalização Intracelular”, duas vagas para “Fisiologia e farmacologia da dor, da inflamação e da reparação tecidual ou Sinalização intracelular” e uma vaga para a linha de pesquisa em “Ensino de fisiologia e divulgação científica”.

Podem participar os(as) candidatos(as) que apresentarem:

• I – Carta de aceite de um(a) dos(as) professores(as) do programa, que será o(a) orientador(a), caso o(a) candidato(a) seja aprovado(a);
• II – Certificado/declaração/atestado de testes que comprovem capacidade de compreensão em língua inglesa (ver https://www.unifal-mg.edu.br/ppgmcf/noticias-2/ para sugestão de testes). Serão aceitos certificados ou resultados de testes com nota igual ou superior a 70% ou 70 pontos.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, neste link, até o dia 30/06/2024.

Publicidade

Sobre o processo seletivo

O processo seletivo ocorrerá em duas fases:

A primeira fase contará com Prova de conhecimento na área de Ciências Fisiológicas (caráter eliminatório e classificatório). Já a segunda fase, contará com Avaliação do currículo com comprovantes e arguição sobre a carreira acadêmica (caráter classificatório). Somente submeter-se-á à segunda fase, o(a) candidato(a) aprovado(a) na primeira fase. A nota mínima para aprovação na prova escrita será 6.

O cronograma de realização das etapas de seleção obedecerão às seguintes datas:

Publicidade

I – Prova escrita de conhecimentos específicos, será no dia 03/07/2024, de 9h às 12h, presencialmente, em local a ser indicado (ver item 2.6 do edital).
II – O (a) candidato(a) será submetido(a) a uma prova escrita para avaliação de conhecimentos na área de Ciências Fisiológicas e, caso seja aprovado(a) nesta etapa, será convocado(a) para a segunda fase. A relação dos(as) estudantes selecionados(as) será disponibilizada no site: https://www.unifal-mg.edu.br/ppgmcf/.

Para mais informações acesse o Edital nº 08/2024 disponível na página do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas.

Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais

Interessados em participar do processo seletivo do mestrado ou doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da UNIFAL-MG devem realizar suas inscrições no período de 06/06 a 07/07/2024.

São oferecidas 25 vagas para o mestrado e 22 vagas para o doutorado, nas linhas de pesquisa em “Diversidade Biológica e Conservação” e “Tecnologias Ambientais Aplicadas”.

Podem participar do processo seletivo para o mestrado, os(as) candidatos(as) que tenham concluído ou estarem em processo de conclusão de curso de graduação, devendo apresentar no ato da matrícula o diploma, certificado ou declaração de conclusão de curso superior obtido em universidades nacionais, em cursos reconhecidos pelo MEC, ou estrangeiras, devendo, neste caso, o diploma estar revalidado. E no processo seletivo de doutorado, os(as) candidatos(as) que concluíram ou estão em processo de conclusão de curso de mestrado, devendo apresentar no ato da matrícula, o diploma, certificado ou a declaração de conclusão de curso de pós-graduação, obtido em universidades nacionais, em cursos reconhecidos pelo CAPES, ou estrangeiras, devendo, neste caso, o diploma estar revalidado.

Publicidade

Sobre o processo de seleção

O processo de seleção do mestrado será composto por prova escrita de conhecimentos específicos, no dia 12/07/2024 e análise de curriculum vitae. E do doutorado pela análise do projeto de pesquisa, defesa de projeto online e análise curriculum.

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, pela internet, neste link.

Para mais informações sobre os critérios do processo seletivo, acesse o Edital 13/2024, disponível na página do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais.

Especialização em Tecnologia e Qualidade em Produção de Alimentos

Estão abertas as inscrições para o curso de especialização, lato sensu a distância, em Tecnologia e Qualidade em Produção de Alimentos, destinada a nutricionistas, agrônomos(as), biólogos(as), biomédicos(as), biotecnólogos(as), veterinários(as), engenheiros(as) de alimentos, engenheiros(as) químicos(as), farmacêuticos(as), químicos(as) e demais profissionais de áreas biológicas, saúde e agrárias.

Publicidade

O curso é coordenado pela Profa. Gislene Regina Fernandes e pelo Prof. Bruno Martins Dala Paula, da Faculdade de Nutrição, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre gestão da qualidade de alimentos e refeições, considerando as seguintes dimensões de qualidade: higiênico-sanitária, sensorial, tecnológica, nutricional e regulamentares, proporcionando aos estudantes subsídios para o desenvolvimento de pesquisas científicas na área de tecnologia de alimentos.

As inscrições serão realizadas até 30/06/2024, por meio da internet, conforme orientações disponíveis no link: https://facepevirtual.org.br/facepe/tecnologia-e-qualidade-em-producao-de-alimentos/. Os(as) candidatos(as) deverão apresentar dentro do período de seleção os seguintes documentos:

a) Cópia do diploma de graduação (frente e verso) em instituição de nível superior reconhecida pelo MEC ou certificado de conclusão de curso ou declaração de data provável de Colação de Grau;
b) Anexo I – Barema de Pontuação devidamente preenchido, somado e assinado;
c) Todos os documentos comprobatórios dos critérios de avaliação listados no Anexo I – Barema de Pontuação, contendo as informações necessárias para comprovar exatamente o que foi requerido. Estes documentos comprovatórios devem ser, obrigatoriamente, dispostos na ordem apresentada no Barema de Pontuação. Em caso de descumprimento, haverá uma penalidade de 1 (um) ponto na nota final;
d) Termo de compromisso de dedicação mínima de 9h por semana para a realização das atividades de estudo e avaliação relacionadas ao Curso TecQuali e declaração de veracidade das informações e documentos enviados no ato da inscrição (Anexo II).

Sobre o curso

O curso é vinculado institucionalmente à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAL-MG e será ministrado de 05/08/2024 a 04/02/2026.

Carga horária: 360 horas
Frequência mínima exigida no Curso: 75%

Investimento

Os(as) interessados(as) no curso deverão realizar o investimento de:

Taxa de inscrição: R$ 150,00
Matrícula: R$ 250,00 no início dos semestres letivo

Mais informações sobre o edital podem ser consultadas na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação ou na página da Facepe Alfenas.

Publicidade

# cursos de mestrado e especialização Unifal-MG

Veja mais oportunidades na Unifal-MG